domingo, 28 de setembro de 2014

CORAÇÕES REPROVADOS



“Todo caminho do homem é reto aos seus próprios olhos, mas o Senhor sonda os corações” (Provérbios 21:2).
         Caro leitor, visto que Deus é poderoso e infalível em sondar os corações é importante que saibamos que muitos são achados em falta. Foi assim que Deus fez com o insensato Belsazar, pois lhe mostrou na última hora que ele havia sido posto na balança divina e achado em falta. Então vamos certificar agora como Deus faz isso e quais são esses corações que são pesados por Deus.
         Primeiro veremos os corações que de imediato são achados em falta.
1.      O coração tão corrompido do homem natural (1 Coríntios 2:14). Os ímpios já são faltosos desde o nascimento (Salmo 58:3). Nosso Senhor ensinou que é do coração do homem que procedem as perversidades que praticam dia a dia. Esse poço da perdição é que funciona como fábrica de maldades. Se não for por intervenção de Deus o ser humano solto está pronto à prática das mais profundas perversidades.
2.      O coração hipócrita (Oséias 10:2). Veja como Deus tratou Israel nos dias de Oséias. Aquele povo por fora aparentava ser fiel e crente, mas encobertava suas maldades, sem saber que o próprio Deus via as manobras ocultas de seus corações. São muitos assim, os quais na aparência parecem ser crentes, piedosos e santos, mas por dentro suas perversidades estão bem escondidas. A religião moderna tem servido como um belo papel de presente, lindo por fora, mas por dentro esconde o veneno do mal e do ódio contra Deus.
3.      O coração insensível (Oséias 7:7). Esse é o coração que duro e obstinado. Não há qualquer sinal de uma decisão firme; não há qualquer seriedade para com Deus. A igreja de Deus está lotada de elementos assim, pois seus corações não são tocados pela verdade; passam-se os anos e eles continuam do mesmo jeito. Quanto carecemos de homens e mulheres que se curvam perante a verdade do evangelho! Quanto precisamos de homens e mulheres tomados de fé, de santa energia espiritual, decididos para Deus!
4.      O coração perverso. Muitos foram pesados e se mostram assim obstinados e duros contra Deus. Não fosse a intervenção graciosa do Senhor, Saulo de Tarso teria percorrido um longo caminho na perseguição ao Senhor e o povo Dele. Presenciamos hoje uma sociedade cheia de elementos assim, malignos e dispostos a buscar seus interesses tão egoístas. Muitos nem sequer pensam nas consequências desastrosas para suas famílias bem como para si mesmos.
         Meu amigo, e seu coração? Cristo já o transformou? Digo e afirmo que Deus está no controle do coração do homem. Aqueles que pensam que estão livres, soltos para praticarem o que quiserem estão enganados. O Senhor toma os corações e os comanda para que não venham fazer segundo suas intenções pervertidas. Muitos homens pensam que estão na caminhada certa em seus pecados, até que o Senhor lhes mostre que foram puxados até o local de juízo.
         Amigo, que você se curve perante o Deus Santo agora! Que você reconheça a soberana atuação de Deus em tudo e em todos os detalhes; que nada passa despercebido aos olhos daquele que tudo vê e que tem o controle de tudo.

Nenhum comentário: