sexta-feira, 26 de setembro de 2014

OS FALSOS PROFETAS (5)




John Wesley
Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós com vestes de ovelhas, mas por dentro são lobos vorazes  (Mateus 7:15).
         5.      Oh!  Guardai-vos desses falsos profetas”, porque, embora venham “com vestes de ovelhas, interiormente são lobos vorazes”. Eles somente destroem e devoram o rebanho: reduzem-no a pedaços, se não houver alguém que lhe venha em auxílio. Como o fariam eles, se nem conhecem semelhante caminho? Oh! Guardai-vos para que eles não vos desviem da estrada, levando-vos a “perder o que tendes conseguido pelo trabalho”.
         6.      Agora talvez perguntareis: “Se há tal perigo em ouvi-los, não é melhor que os não ouçamos de forma alguma?”. Aí está uma pergunta séria, que provoca as mais profundas considerações, e que não deve ser respondida senão após o mais calmo pensamento e a mais intensa reflexão. Durante muitos anos me arreceei de tocar neste assunto, incapaz que me sentia de determinar um ou outro caminho ou de proferir juízo sobre a questão. Muitas razões há que de pronto ocorrem, inclinando-me a dizer: “Não os ouçais!” E, todavia, o que nosso Senhor fala acerca dos falsos profetas de seu tempo, parece implicar no contrário: “Então falou Jesus ao povo e a Seus discípulos: Na cadeira de Moisés se assentam os escribas e fariseus” – são os mestres comuns estabelecidos em vossa igreja. “Fazei e observai, pois, tudo quanto eles vos disserem, porém não os imiteis em suas obras; porque dizem e não fazem”.
         Que esses tais fossem falsos profetas, e no mais profundo sentido da palavra, mostra-o nosso Senhor durante todo urso de seu ministério, do que temos exemplo nesta mesma passagem: “dizem e não fazem”. Entretanto, pelos seus frutos os discípulos não podiam deixar de reconhecê-los, visto terem os olhos abertos ao conhecimento de todos os homens. O Mestre exorta-os mais e mais a que se guardem desses falsos profetas; ao revés, o Mestre, com efeito, lhes recomenda que o façam, naquelas palavras: “Fazei e observai, pois, tudo quanto eles vos disserem”; porque, a não ser que os ouvissem, não poderiam conhecer e, ainda menos fazer, o que eles lhes recomendavam que fizessem. Aí pois, nosso Senhor em pessoa estabelece uma clara direção, tanto para os apóstolos como para toda multidão, no sentido de que, em certas circunstâncias, ouçam mesmo os falsos profetas, tido e havidos como tais.
         7.      Dir-se-á talvez: “Ele somente determinou que os falsos profetas fossem ouvidos, no caso de estarem estes procedendo à leitura da Palavra de Deus, feita para a congregação”. Respondo: ao mesmo tempo em que liam as Escrituras, eles geralmente também as comentavam. E não existe nada de que se possa inferir que os discípulos pudessem ouvir somente a leitura e não o comentário juntamente. Demais, os próprios termos : “Tudo quanto vos disserem”, excluem qualquer limitação.
(continua)

Nenhum comentário: