quarta-feira, 24 de setembro de 2014

ESTUDOS NO SALMO 1 (7a)



"Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios; não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores". Salmo 1
         Amigo leitor, hoje quero penetrar nesse verso maravilhoso da palavra inspirada. Já passamos um pouco sobre o primeiro verso e ali vimos que aquele que é justo, bem-aventurado, salvo, crente em Cristo no coração, tal pessoa tem recusado o mundo maligno e seu sistema sutil. Ele está no mundo, mas claramente é visto como alguém que não ama  mundo. Não pertence ao mundo. Ele sabe que é um cidadão do céu, e ele vive a sua vida cristã aqui segundo o padrão da palavra. Aquele que é salvo; o homem crente em Cristo terá tristeza em ver as multidões cegadas pelo príncipe das trevas. Ele anela que as almas sejam salvas da eterna condenação que está se aproximando.  Tal foi a vida de Abraão que, segundo a palavra de Deus, aguardava a cidade celestial - a Jerusalém lá de cima..
         Tal pessoa não é alguém desprovida de recursos; ela poderá ter coisas, mas seu coração não estará nas coisas que possui. Qual é a alegria, o prazer, o contentamento daquele que é bem-aventurado? A resposta está no verso 2: "Antes o seu prazer está na lei do Senhor e na sua lei medita de dia e de noite". Aqui jaz a preciosa verdade que o Senhor Jesus pronunciou:"Quem é de Deus, ouve a palavra de Deus". É realmente lógico, não? Aquele cuja fé foi produzida pela palavra de Deus, terá a palavra de Deus como o seu alimento; ele vai querer se alimentar da palavra da verdade. Ele encontrou o maior tesouro para a sua vida - a palavra. É impossível para alguém se tornar crente em Cristo sem amar a Bíblia. Se não buscar esse leite racional não falsificado, é porque ainda não é nascido de Deus.
         Não é verdade que um recém-nascido, por natureza, ama o leite materno? A evidência que alguém é nascido de Deus é que ele ama a palavra de Deus. Nota o que diz o verso 2. Diz que o prazer de tal pessoa está na lei do Senhor. Seu coração anela pela palavra da verdade; é o seu alimento, e ele sentir-se-á fraco quando não se alimenta da verdade. Vai se sentir um anêmico espiritual; vai se sentir incapaz de lutar contra Satanás, pois está sem vitamina, sem o cálcio da alma. Vai se sentir como um soldado desarmado na guerra; ferido, doente.
         Amigo, você sabe o que Satanás tem tentado fazer contra a palavra de Deus no decorrer dos séculos?  Logicamente destruí-la. Não tem outra finalidade. A antiga serpente desde o início, sempre tentou levar o homem a duvidar da palavra eterna. O que foi que ele disse a Eva? "Foi assim que Deus disse?" Ele lançou dúvida à palavra eterna, assim pôs em dúvida o próprio caráter divino; a própria santidade do Senhor. É assim que o pai da mentira faz, está fazendo e fará até aquele dia quando será lançado no lago de fogo.  Ele odeia a verdade. Em João 8:44 diz o Espírito a respeito de Satanás, que quando ele fala a mentira, fala do que lhe é próprio. É normal dele; é de sua natureza. Sempre tentou bombardear a palavra, tirando-a das mãos dos homens; perseguindo aqueles que pregam a verdade. Satanás jamais mudou, nem mudará quando ao ódio que ele tem contra a palavra eterna. Será o seu principal inimigo.
         Todo o seu exército das trevas será usado para combater contra a palavra da verdade; reuniões serão feitas para tentar combater o avanço poderoso da palavra eterna.  Satanás vai usar os demônios para lutar contra a verdade; usará os homens; usará autoridades; usará religiões; ele vai usar a sabedoria humana; atacará uma igreja quando ela estiver sendo fiel a palavra. Tentará derrubar pastores fiéis e leais a palavra; tentará levar seminários e institutos a acreditarem mais no intelecto e cultura do que na riqueza inesgotável dos recursos divinos. Ele sabe que a palavra de Deus é a espada divina que fere o pecador por dentro, a fim de lhe trazer a cura para a sua alma. Ele sabe muito bem que a palavra é viva, e vivifica aqueles que estão mortos espiritualmente.

Nenhum comentário: