segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

ESCAPANDO DO JUÍZO CERTO (9)




         Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, de sorte que venham os tempos de refrigério, da presença do Senhor” (Atos 3:19).
         Caro leitor tendo procurado mostrar a necessidade real de arrependimento; que é urgente o retorno desse tema em nossos dias, em face da apostasia tão reinante, preciso agora mostrar o que envolve o arrependimento. Quando o arrependimento vem ao coração, certamente esses detalhes aparecem juntos. O homem arrependido vê inteiramente sua ruína; sabe que a construção de sua vida caiu por terra diante da verdade a respeito da sua transgressão. O homem arrependido vê que seu passado foi uma fumaça de vaidade e que não passava de um escravo, aprisionado neste mundo, sendo empurrado para as trevas exteriores, sem, contudo perceber esses perigos eternais.
         Então, arrependimento envolve o reconhecimento de sua queda em Adão (Romanos 5:21). Enquanto estão envolvidos em densas trevas, os homens vivem hipnotizados pelo pecado. Satanás envolve os homens com estórias cheias de fantasias e mentiras. Eles não percebem onde tudo começou. Satanás faz com que a história da raça fique oculta num passado extremamente emaranhado; ele oculta toda verdade e usa os homens para que inventem absurdos a respeito da origem dos homens. Mas, a verdade da queda está bem marcada em nossos corpos de humilhação, porquanto a morte explica tudo; há igualdade em todos os homens no que diz respeito ao seu final.
         No arrependimento toda essa verdade vem à tona; a luz brilha sobre seu caminho errado pelo qual pisou. No arrependimento o homem vê de quem era filho (João 8:44); que nada tinha de ligação com Deus; que o pai da mentira lhe enganava e disfarçado dava a impressão que era o melhor ser existente. O arrependido vê sua tremenda culpa ao contemplar tantas ofensas cometidas; vê sua inutilidade em todas as obras, porque elas eram prejudiciais, não somente a si mesmo, como também ao seu próximo. O arrependido não busca tesouro de bênçãos em seus caminhos traçados no pecado; ele não procura água limpa de fonte impura, porque sabe bem que nasceu no pecado e do pecado não procede o bem.
         Ó quanto o arrependido deseja desviar-se de tudo isso! Ele não quer inventar coisas; não quer discutir, nem arrumar desculpas. Uma alma arrependida é um barro seco perante o Oleiro; Deus há de tomá-los para fazer do terreno uma criação do céu; a ligação com o velho Adão precisa ser removida e doravante estará ligado para sempre ao perfeito segundo Adão – Cristo Jesus.
         Também, o arrependido sabe que o percurso pelo qual andou foi de transgressão à lei de Deus. Ora, quantos querem remover a importância da lei na pregação! Conforme Spurgeon, a lei funciona como agulha, enquanto o evangelho vem atrás como linha. A lei sem o evangelho só causa dor e nada mais, mas a lei serve de grande ajuda para conduzir os pecadores aos pés desse Salvador, porque a lei mostra os grandes feitos do pecador contra Deus. Paulo usa o termo “ofensa”, para mostrar quão horrível foi o caminho traçado pelos homens no pecado. Cada palavra e atos eram como bofetadas na face do Senhor. A alma arrependida nada vê de justiça em seu viver e sabe que atos de bondade fora da justiça não passam de abominação. Todo esse vestígio de trapo de imundície (Isaías 64:6) é lançado fora, a fim de apoderar-se das maravilhas dessa tão grande salvação em Cristo.
         Ó caro leitor, será que sua alma ficou fascinada por essa verdade tão repudiada pela multidão? Os que já são salvos deleitam-se no Senhor! Têm prazer nessas verdades que tanto humilharam o velho homem e fê-lo morrer! Os santos celebram a graça salvadora e cantam louvores ao Rei dos reis! Os salvos habitam na luz e ali juntamente confessam essas verdades!
         Também, pecadores buscam esse Salvador; procuram a verdade como mais precioso tesouro! Por essa razão é que levo até à mesa e ali coloco essa comida à disposição para os famintos!

Nenhum comentário: