quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

A FÉ TRIUNFANTE (18)




“Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. Bendize ó minha alma ao Senhor e não te esqueças de nenhum de seus benefícios. É ele quem perdoa todas as tuas iniqüidades, quem sara todas as tuas enfermidades”
(Salmo 103:1,2,3)
A VIDA DIRECIONADA PELA FÉ TRIUNFANTE:
         Amigo leitor creio que pude deixar bem claro o assunto tão importante, porém tão negligenciado em nossos dias nos meios chamados “evangélicos”. Cristo é visto como um ser abstrato, através de quem os problemas emocionais dos homens são resolvidos. Funciona mais como um comprimido que remove superficialmente as dores do pecado. Está acontecendo em nossos dias o mesmo que ocorria nos dias do profeta Ezequiel, quando falsos profetas e até mesmo profetizas lucravam em explorar o povo com mensagens supersticiosas, gerando nos corações uma paz perigosa e enganosa: “Minha mão será contra os profetas que têm visões falsas e que adivinham mentiras... Visto que andam enganando, sim, enganando o meu povo, dizendo-lhe paz, quando não há paz...” (Ezequiel 13:9,10).
         Entretanto, o salmista nos chama a atenção para a verdadeira vida da fé triunfante: “É ele quem perdoa todas as tuas iniqüidades...”. A fé cristã jamais age independentemente da Palavra escrita, porquanto ela aceita de forma submissa tudo aquilo que a Verdade revelada afirma a respeito do homem. A verdade esmaga o ego e mostra a cruz do calvário como o lugar onde o velho homem foi crucificado, e que é dali que procede o novo homem ressuscitado com Cristo para viver uma nova vida. Ora, a incompreensão dessas coisas torna o viver cristão incapaz de ser entendido na prática. O entendimento de como o homem em Adão é amaldiçoado pela perfeita lei de Deus faz com que corações busquem a Ele em santo temor e tremor, em santa dependência da força da graça. Eis que temos no Salmo 103 uma apresentação do caminho pelo qual todo crente deve caminhar, em humilde e santa dependência de Deus. A fé conhece a teologia bíblica e não mede dificuldades em lançar-se à frente na obediência ao Senhor, com o viver declarando que Ele é Deus soberano em tudo. A fé nada questiona da autenticidade da Palavra; a fé não cria seu conceito próprio de vida cristã, nem tenta fazer com que Deus subordine-se aos seus caprichos.
         Quero terminar o assunto a respeito da frase: “É Ele quem perdoa todas as tuas iniqüidades...”, mas vou fazê-lo pelo menos tentando fazer o assunto ficar bem claro nos corações dos meus diletos leitores. Deu para o amigo perceber como a vida cristã é humilhante para a carne? Percebeu que somente os que possuem a fé bíblica podem ordenar a alma a andar pelo caminho correto? Deu para compreender que os males que tanto atingem nossas almas, devido a tenacidade da carne em querer satisfação mundana, só podem ser vencidos pela fé bíblica? Que a fé anda corajosamente em plena confiança em Deus, independentemente das adversidades; que o caminho tomado pela fé é o verdadeiro caminho de adoração, louvor e sacrifício a Deus?
         Acrescento que o caminho da fé é plenamente iluminado pelas verdades reveladas. A  luz vai brilhando mais e mais a cada passo dado pelo crente. Éramos perdidos, mas fomos achados; éramos mortos, mas fomos vivificados; éramos amaldiçoados pela perfeita lei, mas agora fomos aceitos por Deus, o Pai como filhos e nada, nada poderá apagar o amor que impulsionou o Filho de Deus a vir e se entregar na cruz pelo Seu povo escolhido. A história do crente começa na cruz, fora disso tudo o que parece ser religião não passa de lorota. Cuidado amigo, satanás gosta de pintar as aparências; de fazer barulho em latas vazias. Ele se esconde atrás de elementos enganadores a fim de atrair a atenção do mundo inteiro para ele mesmo.

Nenhum comentário: