quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

A VERDADEIRA FELICIDADE (7)




 Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não atribui iniqüidade e em cujo espírito não há dolo” Salmo 32:2.
“A APRESENTAÇÃO DO HOMEM FELIZ”.
         Convido o amigo que ama a Palavra de Deus para a consideração da frase final deste verso: “... e em cujo espírito não há dolo”. Já pudemos ver que o homem feliz é aquele que achou a justiça de Deus em Cristo; aquele que foi purificado de todas as suas iniqüidades; aquele que é visto agora por Deus como alguém sem qualquer culpa que venha lhe lançar na condenação eterna. A Justiça do Justo Filho de Deus foi atribuída a essa pessoa, e ela agora desfruta da perfeita paz com Deus para sempre, sabendo que está eternamente livre da ira santa e justa de Deus (Romanos 5:11).
          Mas o verso tem uma preciosa lição na parte final. Aliás, uma lição bem prática. Aquilo que o Deus Fiel e Justo afirma que faz na vida de um pecador que crê no Seu Filho para a remissão dos seus pecados, Ele não somente documentou na Sua Palavra inspirada, como também sela no coração daquele que crê. Esta verdade é claramente vista na frase: “... e em cujo espírito não há dolo”.
          Vemos agora a importância de assegurar que o pecador que realmente busca a salvação é aquele que busca de todo coração. Tem muita brincadeira com esse negócio de “aceitar Cristo” em nossos dias. Têm muitos que nunca entenderam a verdade que o pecador que é aceito por Deus é aquele que chega à Verdade revelada em plena certeza de fé. O termo usado na bíblia é “confissão”. Deus não espalhou Sua gloriosa salvação como se fosse um papai Noel distribuindo presentes. São muitos hoje assegurando que são salvos, mas que nunca achegaram ao Senhor em sincera confissão, por isso o que acontece é que, “em seu espírito há dolo”, com efeito, estão enganados. Tais almas estão sem a Paz com Deus no íntimo, conforme Romanos 5:1. Não pode haver felicidade fora dessa verdade no viver. Sem a Justiça de Cristo atribuída ao pecador, ele não tem e nunca terá paz. Continuará deslizando no engano deste mundo perigoso, mesmo sendo religioso. Deus não é atraído por euforia religiosa; Deus não é envolvido em sentimentalismo oco e banal da carne, mesmo que aparentemente seja muito espiritual. A verdade é que o Senhor mantém firme Sua Palavra revelada. Ela é inalterada e Ele é imutável.
          Quero considerar firme a verdade da fé genuína que chega a Cristo em confissão. A confissão é o único meio aceitável a Deus, porque descobre o pecador inteiramente. Nada fica oculto em seu íntimo, tudo ali é revelado. “As portas e janelas” de sua vida ficam completamente escancaradas para que a Luz da verdade bíblica possa entrar. O homem que chega a Cristo em sincera confissão de fé para o perdão e purificação de seus pecados nada tem a esconder de Deus, nada, absolutamente. Todas as “salas, gavetas”, e esconderijos do seu coração são descobertos. Ele se apresenta perante o Senhor assim. Não há desculpas; não há defesas, nem evasivas. Ele comparece perante o Deus de toda Misericórdia em busca do perdão e da purificação. Somente assim o pecador pode testemunhar que, de fato, “em seu espírito não há dolo”. Não há engano. O Espírito Santo registrou o fato em seu coração (Salmo 51:6). Meu amigo houve esse encontro seu com o Salvador Bendito? É você uma pessoa que conheceu, mediante a fé, o perdão e purificação dos seus pecados? Está plenamente convicto pela revelação Bíblica que é uma pessoa salva, justificada, segura, livre da terrível Ira vindoura? Seu coração um dia foi descoberto pela luz da verdade e todo seu ser agora é conhecido por Deus? Se houve isso, você é uma pessoa feliz, bem-aventurada. Preciosa verdade!
          Mas, vou agora à direção da alma que habita na tremenda escuridão, sem saber por onde andar. Como pode ser feliz sem quando a alma está insegura neste mundo? A avaliação não é feita por aquilo que você é exteriormente. Com seus pecados você não pode andar, porquanto tudo é incerto à sua frente. Com seus pecados seu viver é um palco de desespero e insegurança, mesmo que aparentemente tudo parece belo ao seu derredor. Meu amigo vá agora pela fé ao Salvador Bendito. Somente ele para perdoar e purificar você de toda sua culpa e do peso do pecado que tanto lhe oprime.




Nenhum comentário: