quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

DEUS E O HOMEM – A GRANDE DIFERENÇA (31)




“Como é preciosa, ó Deus, a tua misericórdia! Por isso os filhos dos homens se acolhem à sombra das tuas asas” (verso 7)
CONHECENDO O GRANDE DEUS. SUA MISERICÓRDIA (continuação):
         Prezado leitor, eu sei o quão humilhante é para a natureza corrompida encarar a misericórdia de Deus, porém, não temos outro recurso, porquanto qualquer outra direção que tomarmos será direcionado ao juízo. Ninguém pode escapar do Filho de Deus, porque, se correr do amor da cruz escorregará fatalmente em direção ao juízo. Aquele que o Pai elegeu para ser o Salvador é Ele o varão escolhido para ser o Juiz. Não fechemos nossos olhos para a misericórdia! Não procuremos na bíblia os textos que mais nos agradam, porque toda Escritura fala em tom de misericórdia.
         Examinemos agora a frase: “... por isso os filhos dos homens se acolhem à sombra das tuas asas”. Não é simplesmente admirável essa frase? Quão preciosa é a mensagem do evangelho, porque, veja bem que os atos de misericórdia de Deus pegaram de surpresa as obras das trevas! Em plena escuridão do pecado brilhou esse refulgente sol do coração compassivo do Senhor, vindo em busca do perdido: “...onde abundou o pecado, superabundou a graça” (Romanos 5:20). Isto só pode acontecer mediante a ação de Deus e nunca dos homens. Quem dos homens quer correr em direção à luz do amor acolhedor desse Deus? Qual é o pecador, que por decisão própria se lança em busca de abraço perdoador de Deus? Nenhum! Qual é a resposta bíblica? “... Não há quem busque a Deus” (Romanos 3:11). Amigo leitor encaremos firmemente a soberana salvação de Deus! Quando parecia que o poder do pecado era soberano em tomar e escravizar eternamente os homens; quando parecia que o reino do pecado seria triunfante contra toda perspectiva celestial, eis que a porta da misericórdia é aberta do céu sobre a terra e declara que, por causa dessa misericórdia “...os filhos dos homens se acolhem à sombra das tuas asas”.
         Amigo leitor, somente a fé genuína pode repousar nesse território santo da soberana salvação de Deus. Quem dos homens tem força para subir em busca do perdão e da reconciliação com Deus? Ele mesmo pergunta: “...pois quem de si mesmo ousaria aproximar-se de mim?...” (Jeremias 30:21). Amigo, o que é misericórdia? Não é exatamente o poderoso braço da graça em plena atividade? Não é o exercício do amor de Deus em Cristo buscando o perdido? É a resposta aos pecadores arrependidos que Cristo conquistou na cruz tudo, absolutamente tudo para arrancar pecadores da podridão do pecado, e levá-los puros e santificados para o reino celestial. Em linguagem mais clara, a misericórdia afirma que Deus tem consigo a água pura para lavar e purificar o mais vil e indigno pecador (Tito 3:5); que tem o sangue puro e imaculado do Cordeiro de Deus para remover toda culpa, toda condenação, toda transgressão e maldição da lei, a fim de tornar a alma arrependida completamente aceitável perante Deus (1João 1:7).
         Amigo leitor, onde a graça soberana atua, a força é dela, não dos homens; a glória da salvação pertence totalmente ao Senhor, nunca aos homens. Jonas reconheceu tal verdade quando estava aprisionado no ventre do grande peixe e pode confessar: “...Ao Senhor pertence a salvação!” (Jonas 2:9). Os homens não querem porque estão mortos, aprisionados na tumba fria e aterrorizante do pecado; os homens não querem porque por natureza amam e preferem servir o pecado em troca dos seus favores vis e transitórios. É aí que a graça entra para mostrar a majestosa obra de arte de Deus: “Ele vos deu vida, estando vós mortos em vossos delitos e pecados” (Efésios 2:1).
         Amigo, quando Deus chama pela graça todo pecador arrependido e quebrantado vem. Quem pode resistir à beleza do amor de Cristo? Quem resistirá a tanta ternura, tanto perdão, tanta aceitação? O Deus da revelação bíblica afirma que é Ele o Deus que fala ao coração da alma quebrantada, contrita, chamando-a ao Seu eterno e inefável amor.

Nenhum comentário: