quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

A MENSAGEM DO CÉU (12)




         Fiel é a Palavra e digna de inteira aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar pecadores, dos quais eu sou o principal” (1 Timóteo 1:15)
         Caro leitor vemos que a mensagem celestial tem um objetivo soberanamente certo: “...para salvar...”. Cristo não veio ao mundo para tentar salvar; para ver se homens querem aceitar a provisão da cruz. A mensagem humanista tem propagado isso, mas não é o evangelho em sua pureza, conforme aquilo que a Palavra ensina. Quando o fundamento é falso, as almas ficam sem qualquer segurança e continuam sendo mantidas no pecado. Que sejamos firmes e decididos nessa convicção, que Ele veio para realmente salvar. Não temos um Salvador perplexo no céu; não temos um Salvador que está esperando que homens e mulheres venham a tomar decisão. A decisão é de Deus, não do homem, conforme o próprio ensino do Senhor: “Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o trouxer...” (João 6:44).
         Também é lógico que não esperaremos que os homens e mulheres mortos como estão em seus delitos e pecados hão de tomar qualquer decisão por Cristo. Lázaro jamais poderia decidir sair do túmulo e ir à direção de Cristo, porquanto estava já num estado adiantado de putrefação. Foi necessário que o Senhor, o Autor da vida, do lado de fora, pela força da Sua Palavra o chamasse (João 11). Caro leitor, procure alguém que queira Cristo como Senhor e Salvador em sua rua e na sua cidade; veja se há alguém que anseia pertencer a Cristo e que queira andar com Ele rumo ao céu. Se achar um pode estar certo que aquela alma é fruto do chamado da graça.
         Também digo e afirmo que não podemos esperar que homens em seu estado natural vão querer tomar decisão por Cristo. Ah! Certamente eles querem um Cristo que lhes garantirá um ingresso para o céu, mas que em nada há de tirá-los da vida mundana na qual estão vivendo. Milhares querem ir para o céu, mas não estão dispostos a deixar este Egito de escravidão. Milhares jamais vão querer tolerar no dia a dia ter o maná celestial, porque querem curtir as delícias advindas deste mundo vil. Ora, o homem natural agirá em sua natureza adâmica tratando as coisas do Espírito de Deus como elementos estranhos (1 Coríntios 2:14). É isso que se espera do homem natural, porque sua natureza é assim, mundana e completamente ligada às coisas desta vida. Pode ser o homem mais culto deste mundo, em seu estado natural continuará longe de Deus e tratando as riquezas celestiais como verdadeiro lixo. Em sua condição naturalmente adâmica o homem assim certamente quer e ambiciona um deus que venha adornar seu caminho tortuoso de bênçãos materiais, pois seus interesses estão focados neste curso mundano que findará com a morte.
         Digo mais que não esperaremos que pobres escravos do pecado hão de ter vontade livre para tomar decisão por Cristo. Os homens no pecado estão escravizados e algemados no pecado. Eles pensam que são livres, mas a liberdade deles não passa de ser ilusão, produzido pelo próprio sistema enganoso do pecado (Jeremias 17:9), pois são como pedaços de pau descendo a correnteza do rio mundano em direção ao abismo de terror. O Senhor deixou claro para os arrogantes judeus, ao afirmar-lhes que eles não eram livres como pensavam, mas sim pobres religiosos, escravizados e servindo à tirania do pecado, como qualquer pagão deste mundo (João 8:34).
         Então caro leitor, seguindo esse padrão firme e sistemático da poderosa salvação bíblica é que afirmamos que a salvação bíblica é soberana em sua atuação. Conforme Paulo diz no texto, “...Cristo Jesus veio ao mundo para salvar...”. É isso que Ele fez, está fazendo e há de fazer neste mundo, até que todas as Suas ovelhas sejam retiradas das trevas para a Sua maravilhosa luz. Nenhum dos pecadores pelos quais Cristo morreu há de ficar aqui; Ele jamais perderá qualquer ovelha Sua. Por essa razão a mensagem do evangelho prossegue e confiados estamos na sua soberana atuação.

Nenhum comentário: