terça-feira, 25 de dezembro de 2012

A RUÍNA DA GLÓRIA HUMANA (5)




Por isso, ele fez que os seus dias se dissipassem num sopro e os seus anos, em súbito terror” (Salmo 78:33).
DIAS DISSIPADOS NA VAIDADE:
         Prezado leitor coloquemos nosso olhar nesse verso tão significativo, porquanto ele é profundo, revelador e tão esclarecedor. Quando a nossa satisfação não está em Deus a própria criação torna-se uma armadilha para nossas almas. É exatamente isso o que está dizendo o Espírito de Deus em Salmo 78:33): “...fez que os seus dias se dissipassem na vaidade...”. Toda luta de satanás é fazer com que os homens tomem essa estrada tão perigosa, cheia de armadilhas mortais para a alma. Esse é o caminho religioso que parece tão belo, tão adornado de fé fervorosa, mas que não passa de ser a descida rumo ao abismo de terror eterno.
         Aquilo que ocorreu com aqueles israelitas incrédulos e rebeldes é o mesmo que acontece em nossos dias, quando vemos a loucura religiosa em busca de prosperidade e de todo conforto carnal e mundano. Milhares pensam que têm o favor de Deus; que Jesus é o guia nesse caminho enganoso e enganador, quando a Palavra de Deus mostra que tudo o que eles estão bebendo é do cálice da Ira de Deus. Quando a satisfação não é Deus, quando Cristo não é o tesouro supremo da alma, tudo fica revestido de um poderoso veneno que arruína a vida aqui e na eternidade. Busquemos o entendimento disso; examinemos mais profundamente o que significa essa miséria que chega disfarçada de felicidade.
         A primeira lição é que os dias serão usados para serem motivos de destruição, porquanto tudo estará centrado na satisfação da carne. Nossos dias só serão cheios de felicidade se nossa alegria estiver em Deus, no prazer em obedecê-lo; tê-Lo como nosso Senhor, seguindo de forma obediente Seu comando conforme o padrão bíblico. Caso contrário a vaidade ficará injetada em nossos dias. Amigo, meditemos bem nessa verdade. Quando nossos dias estão envenenados pela vaidade, imediatamente esquecemos-nos da transitoriedade desta vida; de quão incerto e inseguro é nosso viver; de nossa insignificância e de como somos tomados de repente pela realidade de que tudo aqui acaba e desaparece. Os verdadeiros valores são trocados para uma busca incessante por aquilo que o mundo pode dar. A família, o papel do homem, da mulher, dos pais dos filhos, a segurança aos mais fracos, o sentimento verdadeiro, o culto devido ao Senhor, o caráter puro, esses e outros valores vão aos poucos sendo atirados fora, como fazemos com o lixo.
         Que triste situação! Mas é exatamente isso o que está ocorrendo em nossos dias e como milhares estão sentindo os efeitos mortíferos da vaidade em seus dias. Como as almas estão insatisfeitas! Como milhares vivem tomados de depressão; como estão agitados e levados de um lado para outro como se fossem papel exposto ao vento! Como nunca estão satisfeitos com aquilo que têm, porquanto a satisfação da carne sempre retorna como uma leoa faminta, querendo mais! Como satanás engana a multidão com promessas de um mundo melhor!
         Prezado amigo, veja como a vaidade já cercou sua vida e quem você faz de tudo para ignorar a condição de sua alma. Todo meu esforço concentra-se em mostrar o quão perigoso é esse caminho! Satanás espertamente desvia a multidão dos perigos promovendo festas ao longo do caminho largo que conduz à perdição.
         Amigo, Cristo Jesus veio ao mundo para livrar o pecador dos tremendos perigos que rondam sua alma. Paulo afirma que Cristo Jesus veio ao mundo para arrancar pela raiz deste mundo perverso (Gálatas 1:4). Ele não veio para oferecer aos pecadores um mundo melhor aqui, mais favorável aos nossos apetites carnais. Quando os olhos da alma são abertos os pecadores passam a ver essas armadilhas escondidas e fogem delas. Agora é o momento para que você possa humildemente buscar no Salvador bendito o escape desses laços que arruínam sua vida.

Nenhum comentário: