terça-feira, 18 de dezembro de 2012

A FÉ TRIUNFANTE (19)




“Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. Bendize ó minha alma ao Senhor e não te esqueças de nenhum de seus benefícios. É ele quem perdoa todas as tuas iniqüidades, quem sara todas as tuas enfermidades"
(Salmo 103:1,2,3) A VIDA DIRECIONADA PELA FÉ TRIUNFANTE: “Ele é quem sara...”
         Amigo leitor, agora é nossa tarefa examinar a frase: “Ele é quem sara todas as tuas enfermidades”. É claro que jamais deveremos fugir do contexto, porquanto o salmista continua mostrando por meio de sua vida o que significa a prática da fé cristã, a fé que conhece a Deus como Soberano Senhor e Salvador, especialmente porque um dia soube da desgraça do pecado em sua própria vida, invocou o Nome do Senhor, foi perdoado, purificado de todos os seus pecados, passando a residir em seu coração o Espírito da glória. Já vimos como foi que o Senhor tratou com nossos pecados mediante o sangue. Agora estamos diante de uma frase muito aproveitada por elementos gananciosos, que tomam posse da mente e emoções da multidão, afirmando que o problema dos homens está nas enfermidades; que eles foram ungidos por Deus para curar o povo, porquanto Jesus é aquele que sara todas as nossas enfermidades. Amigo leitor cuidemos com a fé emocional e supersticiosa implantada em corações incautos pelos famigerados amantes do ouro e da prata. Vamos pisar o terreno firme e sólido da compreensão bíblica.
         Obviamente todos nós estamos cientes de que vivemos num mundo cercado de enfermidades; de que habitamos num corpo mortal e totalmente susceptível às mais perigosas e letais enfermidades conhecidas e desconhecidas. Estamos hoje cercados de pregadores proclamando a todos que eles são curadores, mas eles chamam as multidões para irem até eles; eles não estão nos hospitais abarrotados de pessoas sofrendo; não estão lá para arrancar o sofrer de mulheres, homens, jovens e crianças que sofrem e morrem. É perceptível que os motivos desses elementos são sujos. Por favor, que o leitor não me entenda mal. Não estou contra a cura, porquanto eu mesmo tive a experiência de ter sido curado da catarata em meus dois olhos. Foi simples, Deus usou os médicos do Hospital das Clínicas, os quais bondosamente lidaram com o problema de forma eficiente. Agora estou vendo melhor e posso trabalhar melhor. Quem fez isso? Foram os médicos? Não! Foi Deus que usou meios humanos para tratar com minha visão, como tem tratado com milhares de pessoas. Dou glórias ao Senhor pelo avanço da medicina e pelos médicos; eles são providências da bondade do Senhor num mundo tão amaldiçoado pelo pecado. Deus age assim, com meios diretos ou indiretos, estendendo Sua compaixão a fim de sanas as aflições da humanidade.
         Mas não podemos deixar de lado o texto do salmo 103:3: “Quem sara todas as tuas enfermidades”. A fé põe o perdão dos pecados em primeiro lugar, a cura física aparece depois. É para os crentes lembrarem-se desse detalhe, por quê? Apresentarei meus argumentos na expectativa de poder ajudar os meus leitores, os que realmente amam a Palavra da verdade. A primeira razão é que as enfermidades provam que ainda habitamos num corpo pecaminoso, mortal e humilhante. Que as enfermidades surgem para estragar a festa, por assim dizer; que não temos habitação permanente aqui e que nosso corpo não passa de ser um tipo barraca de acampamento, que logo será desarmada. Ora, o mundo com sua mentalidade vaidosa e ambiciosa tende a nos dissuadir desse pensamento bíblico. Somos constantemente atacados pelos sentimentos de uma vida melhor aqui neste mundo, de uma vida maravilhosa e tranqüila. Mas a Palavra de Deus aparece a fim de por nossos pés no chão, a fim de que sejamos sóbrios; que lembremos bem como éramos enganos no pecado, sem perceber que até mesmo um mero resfriado poderia tirar arrancar nossa mera existência a qualquer momento.

Nenhum comentário: