quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

A FÉ TRIUNFANTE (20)




“Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. Bendize ó minha alma ao Senhor e não te esqueças de nenhum de seus benefícios. É ele quem perdoa todas as tuas iniqüidades, quem sara todas as tuas enfermidades”
(Salmo 103:1,2,3)
A VIDA DIRECIONADA PELA FÉ TRIUNFANTE: “Ele é quem sara...”
         Prezado leitor notemos bem que no texto lido o problema da alma aparece em primeiro lugar: “É Ele quem perdoa todas as tuas iniqüidades...”; o problema físico vem em seguida: “...quem sara as tuas enfermidades”. O mundo dá valor extremo ao corpo mortal, especialmente em nossos dias quando o culto ao corpo tem sido tão propagado; quando os homens querem ter saúde para viver no pecado, não faltam elementos gananciosos que aproveitam da ocasião a fim de enganar milhares com promessas vãs.
         No texto lido: “Ele é quem sara...”, a fé genuína ocupa o coração santificado com o soberano cuidado de Deus. O mesmo Senhor que em Sua graça perdoou todas as nossas infames iniqüidades, certamente há de cuidar de nossas necessidades físicas. A fé faz com que descansemos no amor soberano e eterno desse Senhor, o qual aprouve chamar pecadores para Si, salvá-los de seus pecados e levá-los para morar com Ele na glória eternal. Estamos sendo ensinados pela graça, que a obra salvadora ocupou-se totalmente conosco, tanto física como espiritual. Não é o mundo que cuida de nós; não há bondade aqui neste vale de dor e gemido. O Senhor é quem guia cada momento, cada dia Seu povo. Cada remédio que tomamos; cada comprimido para aliviar-nos das dores deste corpo de humilhação; cada médico que cuida de nós numa cirurgia, tudo é provisão da bondosa mão do Senhor: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vem do alto...” (Tiago 1:17).
         Passo agora a tratar teologicamente dessa frase: “...quem sara todas as tuas enfermidades”. Obviamente, como pregador preciso mostrar aos meus leitores o firme alicerce da verdade onde a genuína fé está estabelecida. Algumas verdades precisamos saber quanto a cura física de nossos corpos. A primeira é que Cristo experimentou em Seu corpo todo tipo de aflição que os salvos aqui enfrentaram e enfrentam. Nada sofremos aqui que nosso Salvador Bendito não tenha enfrentado quando aqui habitou num corpo de humilhação, à semelhança do nosso corpo, com exceção do pecado. Nós sofremos as dores, angústias e gemidos aqui por causa de nossas culpas. Cristo, entretanto as sofreu sem que houvesse Nele qualquer culpa. Não esqueçamos que Ele é o cordeiro imaculado.
         Aprofundemos um pouco mais nessas verdades reveladas. Notemos em Isaías 53:4 que o povo de Deus se ajunta numa só voz, num só coro para dizer: “Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e carregou com as nossas dores; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido”. Notemos bem que todos os salvos, de todos os tempos, de todos os lugares estão juntamente fazendo uma só confissão: “... nossas enfermidades... nossas dores...”. O leitor atento pode perceber que em todos os aspectos de nossas vidas aqui nosso Senhor conheceu por experiência própria. Ele foi um homem no sentido verdadeiro de homem, por isso na visão do profeta Ele é chamado de homem de dores e que sabe o que é padecer.
         Meu espaço diário é de apenas uma página, por isso estou chegando ao término da meditação deste dia. Mas vou finalizar dizendo aos meus leitores que as enfermidades são os avisos físicos do efeito trágico em nosso corpo. As enfermidades chegam para avisar que a morte está chegando, que a eternidade está perto. De certa forma as enfermidades são verdadeiras amigas, mostrando aos homens que a verdadeira sabedoria está no temor ao Senhor, e não numa vida sadia, vivendo enganosamente no pecado. Deus muitas vezes usa a enfermidade para atrair homens e mulheres aos pés do Filho em arrependimento.

Nenhum comentário: