sábado, 22 de dezembro de 2012

DEUS E O HOMEM – A GRANDE DIFERENÇA (33)




“Como é preciosa, ó Deus, a tua misericórdia! Por isso os filhos dos homens se acolhem à sombra das tuas asas” “fartam-se da abundância da tua casa, e da torrente das tuas delícias lhes dás de beber” (versos 7e 8).
CONHECENDO O GRANDE DEUS. SUA MISERICÓRDIA (continuação)
         Prezado leitor, o salmista ilustra o salvo admirado pela misericórdia: “Como é preciosa, ó Deus, a tua misericórdia!...”. Ele foi alvo dessa visitação graciosa do Salvador; seus olhos foram abertos e pela fé agora vive deslumbrado com o amor compassivo do Senhor. Ele correu para buscar socorro à sombra dessa asa, como se fosse um pintainho escondendo-se nas asas da mamãe para livrar dos perigos. Prezado amigo, qualquer pecador arrependido pode correr para os braços de misericórdia! Nessa casa tem pão com fartura para os famintos espirituais; tem água em abundância para o sedento: “Fartam-se da abundância da tua casa e da torrente das tuas delícias lhes dás de beber”.
         Na meditação anterior tratei sobre as riquezas inesgotáveis da misericórdia de Deus. Ali tem o perfeito perdão mediante o sangue do Cordeiro, a fim de tratar com todas as ofensas, transgressões e perversidades cometidas contra esse Deus santo. Tem também a riqueza da reconciliação. Amigo leitor, no pecado o homem é inimigo de Deus. Não existe neutralidade nisso; não existem os amigos do evangelho. Viver, andar no pecado significa ser inimigo, carregando no coração um tremendo ódio contra o Deus santo e não tem igreja, nem pastor, nem padre, nem santo ou qualquer outro nome pode reconciliar o homem com Deus. O viver no pecado significa que o pecador desafia o Todo-Poderoso, desafia a Onipotência, Onisciência e Onipresença de Deus, agindo como se fosse um louco ao desafiar a santidade e justiça do Senhor. O viver no pecado é uma contínua atitude de ofensa e abuso da paciência e longanimidade do Senhor.
         Amigo leitor, Cristo é o mediador, é Ele quem reconcilia o homem com Deus e essa reconciliação é feita mediante Seu sacrifício na cruz. Que notícia preciosa! O que acontece quando uma alma arrependida vai ao Salvador bendito? Paulo responde em Romanos 5:10: “Porque se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do Seu Filho...”. Pode entender isso? Inimigos! Não existe reconciliação entre amigos. Outro detalhe é que essa é um ministério do Senhor Jesus Cristo, de ninguém mais. Paulo vai mais adiante a dizer que ele recebeu de Deus esse ministério de pregar o evangelho da reconciliação (2 Coríntios 5:18), por isso pode ordenar aos homens: “Reconciliai-vos, já com Deus!” (5:20).
         Meu amigo leitor, se você já foi humildemente pela fé ao Salvador bendito, certamente sabe o que é misericórdia. Essa compaixão lhe abraçou, tirou a culpa e lhe aceitável perante Deus. Não é maravilhosa essa notícia? Não há mais medo! Não há mais o terror da Ira justa e santa! Não há mais qualquer perigo que possa ameaçar aquele que correu para se esconder no “esconderijo do altíssimo” (Salmo 91:1), porque o Príncipe da paz veio para promover a paz eterna e glória!
         O caminho está aberto para a alma arrependida! Por que viver se escondendo? Por que ocultar-se desse amor aberto e tão comunicativo desse Deus? Talvez o leitor esteja vendo sua vida tão carregada de pecado e sua esperança já desvaneceu. Meu amigo, você desconhece as riquezas da misericórdia do Senhor! A água da vida pode purificar toda essa multidão de pecado e o sangue remidor é suficiente para cobrir toda essa multidão de culpa! Não fique amedrontado, invoque agora o Nome do Senhor para ser salvo!  Pode correr para os braços de amor, o Senhor nunca rejeita aquele que O busca de todo coração. Ele não seleciona pecadores para a salvação, porque a porta está aberta a alma arrependida entrar, sem medo. Ó alma cansada, tem lugar para você! Aproveite a doce oportunidade, porque o Senhor está tão perto e pronto para salvar. A alma atrevida e rebelde certamente nunca vai querer saber da misericórdia, porquanto continuará assim escorregando pelo perigoso caminho da destruição.

Nenhum comentário: