sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

A VERDADEIRA FELICIDADE (3)




PRIMEIRA LIÇÃO: A FONTE DA FELICIDADE III
“Bem-aventurado aquele cuja iniqüidade é perdoada, cujo pecado é coberto” Salmo 32:1.

         Voltemos nossos olhos para o primeiro verso do Salmo 32 porquanto ali já pudemos ver que o portal da felicidade está escancarado para os pecadores. O Senhor Deus mostra isso na palavra “Bem-aventurado”. Então, se o Espírito de Deus tem aberto os olhos da fé de um pecador para que ele enxergue a miséria deste mundo, a desgraça causada pelo pecado, sua culpa pessoal e a necessidade de voltar-se para o Deus da Bíblia, tal pessoa é bem-aventurada. É uma alma achada por Deus! Bendita sorte! Seus olhos foram abertos para ver o que jamais vira e assim conhecer os tesouros da Graça de Deus em Cristo Jesus.
         Vamos prosseguir, porque o que se segue neste tão impressionante verso é exatamente o assunto de justiça. Já pudemos ver que verdadeira felicidade tem como base verdadeira justiça, e esta traz consigo a paz tão necessária para um viver feliz. O que vemos em seguida, é que Deus mostra onde está o verdadeiro problema do pecador; o que é a causa da infelicidade, da desgraça do homem neste mundo: “Sua iniqüidade e seu pecado”.
         Como a Palavra de Deus é perfeitamente reveladora! Infelizmente posso afirmar que os homens não gostam de ouvir a respeito da preciosa verdade deste primeiro verso do Salmo 32. Não querem aproximar do médico da alma o qual mostra exatamente onde está a raiz de toda miséria do homem neste mundo e na eternidade. Pagam para ouvir aquilo que produz ilusão na alma; trabalham incansavelmente para viver no engano.
         Eis aí a realidade nua e crua a respeito da situação do homem neste mundo. Seu problema não está na falta de uma religião; na ausência de recursos financeiros; na falta de amigos, etc. Seu problema é interno e não externo; é por dentro e não por fora. Se for tratado o problema da sua tremenda culpa diante de Deus, esplendoroso caminho de triunfo ele terá pela frente.
         Não adianta buscar atalhos, esconder sua situação diante de Deus e nem ir em busca de um salmo melhor, com linguagem mais amiga. Não passa de subterfúgios, de esconderijos. Não tem um amigo melhor do que o Deus da Bíblia, Ele é o refúgio daqueles que O buscam de todo coração no propósito de trilhar o caminho traçado por Ele. Não tente manipular Deus; não tente se trajar de justiça própria. Ele vê o homem em Adão, caído, culpado e condenado. Ele não é persuadido por belas orações; Ele não é lisonjeado por palavras e por gestos de louvores.
         O Deus da Bíblia vê a situação do homem no pecado. Será mais agravante a situação do pecador se continuar ocultando seu coração de Deus, encobrindo sua culpa. O pecado é uma ofensa a Ele; é, por assim dizer, uma bofetada na face do Bondoso Senhor. O Glorioso, Supremo e Santo Senhor afirma que a culpa de toda desgraça e miséria é do homem. Não podemos mudar a situação.
         Caímos em Adão, o tombo foi da raça: “Todos pecaram”, veja o verbo no passado: “pecaram”. Provamos o que somos pela nossa vã maneira de viver. Nossos pensamentos enganosos; nossas veredas tortuosas; nossa preferência pela mentira. Nossa culpa é patente, sabemos disso e toda criação, no céu e na terra é convidada a testemunhar o fato que somos transgressores da lei de Deus, e que por causa disto a maldição recai sobre a nossa cabeça posicionando-nos debaixo da Santa Ira do Deus Vivo.
         O homem bem-aventurado, feliz, assegurado no fundamento de uma felicidade eterna, é aquele “... cuja iniqüidade é perdoada e cujo pecado é coberto”.

Nenhum comentário: