sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

ESCAPANDO DO JUÍZO CERTO (5)




         Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, de sorte que venham os tempos de refrigério, da presença do Senhor” (Atos 3:19).
         Caro leitor, não esqueçamos que ninguém poderá escapar do juízo certo sem arrependimento. A mensagem não mudou nem mudará, porque o homem também não mudou, ele continua sendo o velho homem em Adão, mesmo cheio de cultura e cercado de conforto. É o homem caído e condenado; é o amante do pecado e condenado de forma merecida à punição eterna. As Escrituras continuam ordenando aos homens e mulheres: “Arrependei-vos”! A mensagem de Pedro em Jerusalém é a mensagem que homens chamados à pregação não podem deixar de pregar. Não temos que modernizar a mensagem. A água celestial não precisa de purificação, não necessita dos “cloros” dos pensamentos modernos. A água celestial que vem aos homens é pura e cristalina. A culpa da raça é a mesma, e o caminho dos homens no pecado continua sendo caminho tortuoso, por isso cada dia eles estão amontoando ira para o dia da ira.
         Já mostrei a todos que o termo “arrependimento” (grego “metanóia”), significa mudança da mente. Mostrei que Deus lida com os homens a partir da mente e que satanás faz exatamente o contrário. Sua luta desesperada é fazer uma lavagem cerebral e assim evitar que os homens pensem. Mas o evangelho bíblico leva homens e mulheres a pensar os pensamentos de Deus (Isaías 55:7). Aí está a diferença, porque a mensagem mostra o que a bíblia fala acerca de Deus; que os pensamentos Dele, bem como Seus caminhos estão infinitamente acima de nossos pensamentos e nossos caminhos. O evangelho é uma mensagem completa vinda de Deus aos homens; é Deus se revelando aos homens em sua misericórdia salvação. Então, o arrependimento bíblico jamais deixará o homem frio, indiferente perante aquele que é Santo, Santo e Santo. Quando a luz brilha eliminando a ignorância e superstição, certamente mobiliza o ser a temer e tremer no íntimo perante a verdade.
         Caro leitor, quando o arrependimento verdadeiro vem de Deus, caso contrário não passa de remorso, ou um lampejo de temor. O arrependimento invade todo ser do homem; é o evangelho fazendo com que a luz da verdade da glória de Cristo brilhe o passado, o presente e o futuro do pecador enganado. O que o homem natural jamais vira, ele passa a ver; o que era loucura para ele, agora passa a ver as maravilhas da sabedoria perante ele; agora ele enxerga o tamanho da Sua loucura. No arrependimento o homem enxerga as horrorosas decisões que havia tomado no velho homem; que era um vermezinho, arrogante, presunçoso e prepotente enfrentando o Todo Poderoso. No arrependimento o homem vê que está totalmente cercado pelos braços da misericórdia e que não pode mais correr como um desvairado.
         O arrependimento, também leva o homem ao pó. No pecado ele vivia querendo ser o oleiro e na força da idolatria tentava fabricar seus deuses, a fim de ajoelhar perante eles e adorá-los; toda sua disposição era servir a criatura em lugar do Criador (Romanos 1:25), mas agora ele sente-se como um barquinho cercado pelo imenso oceano da visitação do Senhor. Ele está sozinho perante a Majestade Santa; agora foi descoberto como um réu fugitivo; agora todo escama cai de sua visão e ele, como Saulo, enxerga pela fé aquele que lhe amou e provou esse amor na cruz.
         Caro leitor, o arrependimento faz o homem sentir-se sozinho no mundo; só ele é o culpado de tudo. O peso da sua culpa impede que ele fique de pé. Mas a luz da misericórdia chega para mostrar-lhe o caminho certo, pois a velha história da cruz chega ao seu coração. A mensagem do Salvador e da salvação é doce história para a alma arrependida, pois o inocente ocupou o lugar do culpado. O arrependido não vê outro salvador; não tem outra estrada iluminada, a não ser o caminho da cruz. O arrependido tem em seus lábios a força da invocação,  a fim de pedir ao Senhor que Ele tenha misericórdia de sua alma!

Nenhum comentário: