segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

ESCAPANDO DO JUÍZO CERTO (6)




         Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, de sorte que venham os tempos de refrigério, da presença do Senhor” (Atos 3:19).
         Caro leitor, como pode a alma condenada escapar do juízo eterno? Nesse verso de Atos 3:12 vemos o que deve acontecer na vida de homens e mulheres. O arrependimento é o passo inicial para que as almas possam conhecer a verdadeira salvação. Já mostrei que arrependimento significa conhecer pela mensagem do evangelho os pensamentos de Deus; que é impossível o homem continuar o mesmo. Somente corações empedernidos e embrutecidos contra a verdade podem continuar frios e indiferentes. O arrependimento envolve humilhação e quebrantamento, pois é nessa condição que Deus visita os pecadores. O que acontece é que o pecador para de lutar contra Deus; para de resistir ao Espírito de Deus.
         O homem no pecado está submerso na vaidade; está contagiado pelo poder enganador do pecado e nada percebe acerca de sua condição tão vil. No íntimo está armado contra Deus e sempre está correndo da luz, procurando aqui e ali um lugar nas trevas,  a fim de manter-se oculto. No arrependimento todo seu ser é descoberto; o velho homem é revelado e; toda sua história é vista de ruína, miséria, afronta e maldade. No arrependimento é como se o homem estivesse assistindo o filme do seu viver. Até aquele momento o pecado lhe fez pensar que a sua vida pregressa tinha passado; que toda sujeira foi apagada com o tempo e o que valia era prosseguir aproveitando a vida presente, porque com a morte tudo findaria, como a morte de um animal.
         No arrependimento o pecador é posto como um homem culpado; é colocado no banco dos réus perante Deus e passa a ver a realidade conforme a revelação bíblica. No arrependimento o homem se vê como se ele estivesse sozinho, o único culpado em todo universo. Todo seu caminho por onde andou é trazido perante seus olhos; toda sua ficha criminal é puxada do céu à terra e agora ele percebe que o quanto é culpado; vê agora toda noção errada que tinha de Deus, que estava completamente iludido no pecado. Mais do que isso, o arrependido não foge, ele cai perante a verdade; agora está no lugar certo onde o culpado deve estar. Agora tomou a postura certa de alguém que tinha fugido de Deus e que queria ser ele mesmo um deus. Agora sua boca está fechada e o coração sangrando perante a realidade de que pela reta justiça realmente merece toda punição e castigo eterno.
         Caro leitor, eis aí o real significado do arrependimento bíblico. Conhecer os pensamentos de Deus no íntimo é algo devastador para a alma. Saber as verdades do evangelho no coração é a luz celestial em sua brilhante glória da revelação iluminando a sala e o santuário da alma, os quais durante tanto tempo estavam nas trevas e dominados pelo poder enganador e escravizador do pecado. O arrependimento faz o homem parar de lutar contra Deus; o homem ergue suas mãos e se rende ao completo exame da lei; é o culpado se entregando a Deus; é o estado que requer a compaixão de Deus e a chegada do Salvador bendito. É no arrependimento que o Oleiro chega para tomar o barro seco e quebrado em Suas mãos, a fim de fazer dele uma nova criação. Ele está agora tomado dos pensamentos de Deus, seu orgulho é desfeito com toda enxurrada de superstição, vaidade, fama, riqueza e desejos de ter o mundo inteiro aos seus pés.
         Caro leitor, eis aí a razão do arrependimento. Não adianta pular por cima desse assunto de tamanha importância a fim de agarrar uma fé inexistente. Passar pelo caminho do arrependimento não é fácil, é um acontecimento que esmaga o ego. Mas o evangelho faz isso. Sem conhecer o arrependimento o homem jamais experimentará o temor do Senhor no íntimo. O deus dele será satanás, com suas astutas ciladas religiosas. O Deus verdade é conhecido de homens e mulheres que um dia foram derrubados do seu orgulho e caíram no lugar certo – o lugar de arrependimento. É a compaixão de Deus em pleno exercício, antes que homens caiam no lugar merecido.



Nenhum comentário: