domingo, 30 de dezembro de 2012

DEUS E O HOMEM – A GRANDE DIFERENÇA (41)




“Pois em ti está o manancial da vida, na tua luz vemos a luz” (Salmo 36:9)
O MISTERIO DA MISERICÓRDIA REVELADO: (introdução)
         Prezado leitor, o salmista está contagiado pelas maravilhas do coração misericordioso de Deus. Ao ser achado pela graça pode correr para Ele assim que descobriu sua triste condição no pecado, sua escravidão, maldade, engano e que estava escorregando para o abismo de terror, a justa punição pelos seus erros. Ele pode conhecer quem é o Deus da revelação; ele soube que Deus se revelou como o Deus de misericórdia, justiça e juízo, e que tal verdade veio ao homem por meio das Sagradas Letras. Quando os olhos da alma são abertos pela graça o homem pode conhecer realmente as conquistas do amor de Deus em Cristo. Fora da graça o homem é cego, por isso zomba e escarnece da Palavra de Deus, bem como da maneira de viver dos que foram santificados. Nas trevas o homem não consegue julgar a luz, ele nem percebe os lugares por onde anda tropeçando; no pecado o homem nem percebe sua própria insensatez e loucura. Nada existe de fundamento no viver e trabalha para o fogo (Jeremias 51:58), eis a razão porque a Palavra chama, clama, convidando os pecadores ao arrependimento!
         Passemos agora a considerar a glória da misericórdia: “...na tua luz, vemos a luz”. Impressionante declaração! Ora, somente um salvo pode confessar isso, ninguém mais. A salvação bíblica convoca os pecadores a conhecer o transbordar do amor de Deus: “Ó, vinde ver Jesus o salvador!”. O escritor aos Hebreus afirma que a salvação é uma tão grande salvação (Hebreus 2:3).  A salvação bíblica chama os pecadores da morte para a vida (João 5:24) e das trevas para a maravilhosa luz (Colossenses 1:13). Não é uma pobre salvação! O salvador não é um pobrezinho, necessitado de pessoas que tenham fé Nele! Não é um salvador carente de aprovação dos homens e que por isso promove prosperidade a todos! Essa mensagem tão agradável à carne e tão desejada pelos corações mundanos, não passa de ser uma caricatura da verdadeira mensagem bíblica. Essa mensagem tão apregoada em nossos dias não passa de ser proveniente daquele anjo que se transfigura em anjo de luz, (2 Coríntios 11:14), na finalidade de manter os homens aprisionados em suas garras de terror. O evangelho moderno dá uma paz ilusória, um conforto perigoso; põe a alma a dormir sobre um vulcão ameaçador; encobre a triste condição da alma com a perigosa paz do pecado e a paz com o pecado, ambas ameaçadoras.
         O evangelho verdadeiro chega para descobrir as falsificações e revelar os ardis do diabo. Quando a alma é salva ela descobre que na luz de Deus é que ela pode ver a luz. É isso o que o salmista diz no texto: “... na tua luz vemos a luz”. O que significa isso? O salmista está mostrando que sua visão espiritual foi aberta para ver o que jamais vira. Ele não permaneceu lá fora, não está mais na prisão mundana; agora pode compreender o engano no qual vivia, sua fé não é a fé que antes mirava o mundo com uma expectativa de melhora terrena, numa esperança de ver dias melhores num ambiente tão pervertido. Agora, a partir da luz salvadora é que ele consegue ver a luz; agora consegue vislumbrar as maravilhosas riquezas do amor de Deus em Cristo. Agora sim pode perceber o que significa andar na luz e partir de glória em glória; agora pode ver que o caminho a seguir vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito (Provérbios 4:18). Agora caminha rumo à glória, percebendo que parte da alegria para o regozijo; da imperfeição para a perfeição; do limitado para o ilimitado; do terreno para o celestial; do natural para o espiritual; do vergonhoso para o eternamente honroso; do melhor para o excelente; da fraqueza para o poder, etc. É na luz que ele vê a luz que brilha mais e mais! É da luz que ele mira a glória do porvir! É na luz que agora caminha sob o poder da graça, a fim de chegar à perfeição! Minhas palavras são pobres para descrever a grandeza da glória da misericórdia.

Nenhum comentário: