quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

ESCAPANDO DO JUÍZO CERTO (7)




         Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, de sorte que venham os tempos de refrigério, da presença do Senhor” (Atos 3:19).
         Caro leitor, “arrependimento” no novo testamento é a tradução do termo grego “metanoia”, que significa mudança da mente. Mas, o fato é que arrependimento trata-se do fato que a alma arrependida passa a pensar os pensamentos de Deus. Noutras palavras, a luz do céu passa a iluminar todo seu ser; as trevas da ignorância, insensatez e vaidade saem e dão lugar à compreensão das verdades do evangelho reveladas ao pecador na Palavra. Para ser bem enfático digo e afirmo que é impossível para um homem conhecer os pensamentos de Deus e ao mesmo tempo permanecer indiferente e apático à verdade.
         Quando a mensagem chega ao coração mediante o trabalho do Espírito de Deus, homens e mulheres ficam conhecendo o que realmente significa o temor do Senhor. Foi essa a reação daquelas três mil almas que se converteram no dia de Pentecostes (Atos 2). Em seus corações eles ficaram compungidos; foram atingidos pela verdade de que eram culpados pela crucificação do Senhor. Até aquele momento, mesmo conhecendo a lei e os profetas aqueles judeus perceberam que tinham as letras das Escrituras, mas desconheciam o espírito dessas letras, até que o Espírito Santo veio e impactou seus corações com as verdades de um Deus soberano, Salvador e Senhor.
         Tenho falado essas coisas porque estou certo de que a pregação moderna evita o confronto com a culpa do homem. Os mensageiros modernos ficam rodeando os sentimentos e não trazem luz, a fim de levar a verdade ao íntimo. Eles estão interessados em decisões e não em almas de homens e mulheres que verdadeiramente se arrependem. Enquanto os pecadores não conhecerem o real significado da sua culpa e do merecimento que têm da condenação eterna, jamais vão querer sujeitar-se de forma obediente ao senhorio de Cristo. A reação daquela multidão diante da mensagem pregada por Pedro foi de arrependimento sincero: “Que faremos, irmãos?” (Atos 2:37). Eles estavam realmente perplexos; a festa do dia de Pentecostes que agitou Jerusalém perdeu o brilho e toda euforia religiosa foi ao pó. Que resposta Pedro tinha para aquelas almas abatidas pela culpa? “...Arrependei-vos...” (Atos 2:38).
         Ah! Caro amigo, não tem outro caminho de acesso à genuína e gloriosa salvação, porquanto é no arrependimento que o homem realmente para de lutar contra Deus. Quantas pessoas chegaram para assistir o culto em nossa igreja e saíram, porque simplesmente recusaram no coração essa humilhação! Quando homens e mulheres estão lisonjeados na carne pelos falsos mestres; quando estão certos de que são realmente crentes e que vão para o céu porque foram persuadidos pelos seus mestres, certamente não vão querer ser investigados pela verdade se realmente foram salvos. Conheci um casal que fugiu porque não quis o confronto com a fé que recebera daqueles que afirmaram que eles foram salvos porque fizeram uma decisão. Eles estavam cheios de ódio contra mim quando estive em sua casa. Meu sincero interesse era ajudá-los, mas eles não queriam ajuda bíblica; não queriam lançar fora a justiça própria que estava tão oculta no íntimo.
         Caro leitor, o caminho do arrependimento é o mais aterrorizante para a natureza arrogante do homem. Multidões estão buscando atalhos e encontram satanás bem disfarçado. Mas o caminho da cruz é certamente o difícil caminho da humilhação, porque é o homem no lugar onde deve estar; o lugar onde Deus marca o encontro com o pecador. Obviamente, as circunstâncias são diferentes, mas o arrependimento é o mesmo. Vem de Deus e é a maneira que Deus usa para humilhar os homens, a fim exaltá-los com a grandiosa salvação.
         Caro leitor, a vida do homem começa no arrependimento. É no arrependimento que o Senhor chama pecadores à tão grande salvação em Cristo. Portanto, a mensagem é a mesma: “Arrependei-vos e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados...”
        

Nenhum comentário: