sábado, 29 de dezembro de 2012

DEUS E O HOMEM – A GRANDE DIFERENÇA (40)




“Pois em ti está o manancial da vida, na tua luz vemos a luz” (Salmo 36:9)
O MISTERIO DA MISERICÓRDIA REVELADO: (introdução)
        Caro leitor, continuemos nossa jornada vendo as maravilhas da misericórdia de Deus nesse precioso Salmo. Estou plenamente certo que a linguagem desse salmo encanta corações santificados e é bem recepcionada por corações sedentos pela verdade. O que mais deve nos impressionar é que Deus revelou os mistérios dessa misericórdia aos pecadores, àqueles que O buscam de todo coração. Certamente a Palavra de Deus é um livro fechado aos corações endurecidos, empedernidos no pecado; almas impenitentes, destituídas do temor ao Senhor. Essas almas utilizam as Escrituras como instrumento de superstição, exatamente como vemos acontecendo em nossos dias.
        Fixemos nossa atenção ao verso 9: “Pois em ti está o manancial da vida, na tua luz vemos a luz”. Nos versos 5-8 vimos uma descrição daquilo que a misericórdia representa aos pecadores arrependidos, daquilo que eles encontram quando correm pela fé em busca dessa salvação conquistada na cruz. Amigo, essa misericórdia foi revelada na Palavra; a bíblia é a revelação de Deus aos homens, mostrando as preciosidades de Deus à disposição daqueles que invocam o Nome do Senhor para serem salvos. Em Mateus 11:25-30 Cristo mostra essa verdade revelada a quem? Aos pequeninos! Os sábios, os ricos, os grandes deste mundo estão cegos, não conseguem enxergar aquilo que somente almas arrependidas vislumbram com alegria e regozijo. Cristo convida pecadores ao arrependimento, são esses os pequeninos do Senhor; são eles os “cansados e sobrecarregados”.
        Amigo leitor, o próprio Deus se fez carne e habitou entre nós, penetrou neste vale de trevas, de engano e dor, a fim de mostrar aos perdidos os tesouros eternos do amor de Deus. Foi Ele que na cruz deu-se a Si mesmo para comprar um povo para Si e resgatar esse povo mediante seu sangue derramado. Onde pode haver escape para o perdido fora da misericórdia? Deus, o Pai aponta o Filho Dele como o único lugar de refúgio para a alma arrependida; o Espírito Santo aponta o Filho como o lugar de descanso para a alma culpada e amargurada pelo pecado.
        Meditemos agora na glória dessa misericórdia: “...na tua luz, vemos a luz”. O leitor pode entender as maravilhas dessa declaração? O que o salmista está querendo dizer? Enquanto o pecador estiver fora, andando nas trevas, dando às costas a Deus, fugindo da verdade revelada, nada pode entender nada pode ver, por quê? É na luz que vemos a luz! Ora, como é que irá entender a verdade se continua cego, apalpando a escuridão deste mundo? Como vai entender de Deus se continua ignorando a verdade revelada? Nada de ilusão religiosa! Nada do engano da carne! Cuidado, porque satanás engana corações incautos riscando palitos de fósforos nas trevas, dando a impressão de que a verdade chegou.  

Nenhum comentário: