terça-feira, 18 de dezembro de 2012

AS TRISTES CONSEQUÊNCIAS DE AFASTAR-SE DE DEUS (4)




“A tua malícia te castigará, e as tuas apostasias te repreenderão; sabe, pois, e vê, que má e amarga coisa é o teres deixado o Senhor teu Deus, e o não haver em ti o temor de mim, diz o Senhor Deus dos exércitos” (Jeremias 2:19)
TRAMANDO O AFASTAMENTO: “A tua malícia...”
         Caro leitor convido-lhe a conhecer a maravilhosa e poderosa revelação divina, especialmente nesse texto incrível de Jeremias 2:19. O engano da carne afirma que o homem achará a real felicidade distanciando-se de Deus. Milhares chegam perto da luz do evangelho, mas porque não se humilham começam a planejar no íntimo o afastamento de Deus. Ó que nós sejamos advertidos a respeito das trapaças do coração! O povo de Israel já havia abandonado o Senhor; já tinha tomado o rumo da ingratidão, devido ao amor aos ídolos e mesmo assim afirmava que Deus estava mentindo. Falsos profetas adornavam seus corações de uma paz letal. Não esqueçamos que estamos presenciando a mesma situação em nossos dias, devido ao avanço da apostasia. O verso de Jeremias chega para retirar a camuflagem espiritual e mostrar como ocultamente homens e mulheres tramam afastar-se de Deus e seguir pelo caminho da maldade.
         Nas meditações precedentes pude mostrar como o homem encobertamente planeja seu afastamento: “A tua malícia te castigará...”. Com quatro argumentos mostrei como se processa esse desvio da verdade para a mentira. Primeiro, usa de mentiras no íntimo contra Deus. Em segundo lugar, começa abrir caminho disfarçadamente, a fim de alcançar seus objetivos. Em terceiro lugar, com falsa espiritualidade tenta atrair a atenção ao pedir as bênçãos de Deus para seus planos. Em por último pinta o seu perigoso caminho com cores espirituais.
         Agora vamos para a segunda lição que o texto nos traz. Como resultado das atividades pré-planejadas o seu objetivo é alcançado: “...as tuas apostasias te repreenderão...”. As intenções da arte maliciosa do coração têm em vista abandonar o Senhor, mesmo que esteja presente na igreja; mesmo que por fora tudo pareça indicar que a vida está normal. Mas, perto da Palavra, de uma pregação poderosa, de argumentos indiscutíveis da verdade, nossos caminhos tortuosos são descobertos. O afastamento de Deus é revelado sempre por meio das atitudes com a verdade. Aquele que quer distanciar-se de Deus não vai querer a verdade, nada de luz da revelação; nada da espada do Espírito que venha ferir seu orgulho; nada daquilo que venha interferir seus interesses carnais e mundanos. O afastamento de Deus nem sempre significa afastar-se da igreja, ou mesmo deixar de ter sua bíblia. O apóstata quer atrair o mundo e suas paixões para o ambiente religioso. Onde ele estiver quer ter consigo aquilo que tanto ama.
         Caro leitor, o afastamento do Senhor consiste em separar-se da sua verdade, do seu amor disciplinador que nos leva à santidade. Quando alguém abandona o caminho santo, suas atitudes passam a ser de ingratidão, esquecendo da bondade, longanimidade, paciência e ternura do Senhor. Quando o homem se afasta do Senhor ausenta-se de sua vida o temor, o respeito, a confiança e a humildade. É impossível afastar-se de Deus e ainda manter suas responsabilidades para com os homens, porque afastamo-nos de nossos deveres com a igreja, com nossos familiares e para com todos os homens.
         Caro leitor, caso seu coração desviou-se do Senhor, ou mesmo está gradativamente se afastando da verdade, dificilmente conseguirá manter-se humilde na leitura dessas meditações em torno desse verso de Jeremias 2:19. Mas, pode bem ser que a Palavra de Deus tem trazido luz ao seu coração, a fim de que você perceba quão perigoso e traiçoeiro é o caminho daquele que está se afastando do Senhor. Todo meu esforço tem em vista levar meus leitores ao conhecimento da humildade e dependência da graça de Deus no viver. Tenho em vista trazer meus leitores ao arrependimento e a entrega total de sua vida ao Rei da Glória!

Nenhum comentário: