sábado, 29 de dezembro de 2012

A VERDADEIRA FELICIDADE (9)




A CAUSA DA INFELICIDADE:
Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia. Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou como sequidão de estio” Salmo 32: 3,4.
         Vamos retornar a este verso tão dramático e revelador. Estamos vendo o que é que causa a miséria no homem. Temos visto como o mundo procura conduzir os homens no engano. Os homens acham que a felicidade consiste em ter coisas desta vida tão fugaz, mas a Palavra de Deus afirma que pensar assim e agir em busca dessas coisas no desejo de obter segurança e felicidade é loucura. O homem rico da parábola contada por nosso Senhor foi chamado de “louco”: “...louco, esta noite pedirão tua alma, e o que tens em depósito, para quem será?” (Lucas 12:20).
         A Palavra de Deus vai como um raio x direto ao coração do homem revelando a raiz do problema: “Enquanto calei os meus pecados...”.  A primeira lição com a qual deparamos é que vemos o salmista conta sua experiência: “Enquanto calei os meus pecados...”. Ele passou pela angústia de sentir a miséria que o pecado causa na alma. Isso não é filosofia; não é uma invenção religiosa, é um fato. Sabemos que ultimamente avultou o número de filosofias de vida. Tem milhares de pessoas procurando por em prática o que diz esta e aquela filosofia, especialmente as filosofias orientais. Sem tratar com a raiz do problema que é o pecado na alma, o caminho que os homens estão percorrendo é extremamente perigoso, mesmo que seja adornado de religiosidades e os nomes “Deus” e “Jesus” estejam escritos por todos os lados. Todos esses ensinos não passam de paliativos, e encobrem a verdadeira situação.
         A segunda e notável lição que aparece na frase “Enquanto calei os meus pecados...” mostra algo individual: “meus pecados”. É Deus revelando o triste estado do coração do homem, individualmente. Foi essa a experiência pela qual passou Isaías. Quando vislumbrou a presença da Glória do Altíssimo tombou o portal do seu coração, seus pecados foram vistos e ele gritou: “Ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros...”.
         Mas vamos prosseguir, porquanto a frase coloca-nos diante da lição que, creio eu, seja a mais importante de todas elas: “... calei os meus pecados...”. O que o Salmista quer dizer com isso? O que significa calar os pecados? Significa ausência de confissão. Significa que a porta do coração está trancada. Querem um deus da maneira deles; querem um verso bíblico para acalmar a tempestade da vida; querem uma oração; estão prontos a fazer qualquer sacrifício religioso, mas não querem que o santuário do seu coração seja descoberto pela verdade revelada. Ele simplesmente “cala, silencia os seus pecados”. Claro que ele fala de um probleminha aqui e ali na vida. Talvez um problema no lar; talvez um problema social; talvez venha a justificar-se no fato que não está sendo tão religioso como deveria ser. Mas a fonte do problema fica escondida. Ali que está toda sua miséria.
         Nosso Senhor deparou com um homem rico o qual desejava fazer qualquer coisa a fim de herdar o reino de Deus. Cristo, sendo Deus conhecia sua ficha. Ele era rico; foi muito religioso da tradição judaica; procurou por em práticas vários itens da lei de Moisés. Mas o Senhor foi direto ao seu coração para tentar varrer o ídolo escondido ali. Ele amava o dinheiro. Seu deus era o “deus mamom”. Quando o Senhor tocou no seu ídolo, ele simplesmente deu as costas para o amor de Jesus e foi embora triste (Lucas 18:18-23).
         Enquanto o homem “calar seus pecados” sua miséria interior continuará. Meu amigo, o que é que está silenciado no seu coração? Deus conhece tudo o que está ali. O salmista não pode continuar resistindo ao Senhor. A porta do orgulho foi escancarada pela confissão e assim ele pode achegar ao Senhor e obter Dele misericórdia.

Nenhum comentário: