quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

ESCAPANDO DO JUÍZO CERTO (4)




         Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, de sorte que venham os tempos de refrigério, da presença do Senhor” (Atos 3:19).
         Caro leitor tenho mostrado a importância de pregar sobre o arrependimento. Acredito que os pregadores modernos têm desprezado esse tema porque não é um assunto popular. Eles têm lutado em suas exegeses e têm feito a “incrível” descoberta que “arrependimento” é sinônimo de “fé”. Que o Espírito de Deus está dizendo a mesma coisa quando se trata de arrependimento e fé. Puxa, que alívio! Uma batalha a menos na pregação! Todo esse esforço teológico resultou num menosprezo a riqueza da fé bíblica. Simplesmente eles perderam de vista o brilho fulgurante da fé que de uma vez por todas foi entregue aos santos (Judas 3).
         Mas já pude mostrar aos meus leitores o quanto a bíblia dinamiza o arrependimento! O arrependimento é o caminho desbravado para chegar à fé verdadeira. O arrependimento é o homem no lugar em que ele deve estar quando escuta a Palavra de Deus. Mostrar a fé antes do arrependimento é simplesmente antecipar o trabalho que só o Espírito de Deus pode fazer; é correr à frente na euforia de realizar algo que só ser feito mediante o milagre da graça.
         Na mensagem anterior pude explicar superficialmente que arrependimento significa “mudança de pensamento”. Mas não é mera mudança; não é algo feito mecanicamente; não é algo que conquistamos porque simplesmente catequizamos alguém com pensamentos teológicos corretos. Alguém pode ter todas as informações acerca da salvação bíblica e de outras doutrinas e ainda não ser salvo (Hebreus 6:4-6). O homem natural pode aprender tudo a respeito do evangelho e ainda continuar sendo profano e ímpio no viver. Quando estamos tratando de arrependimento, certamente estamos lidando com assuntos que somente o Espírito de Deus pode ensinar aos pecadores: “Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim” (João 6:45).
         Tomemos Isaías 55:8, a fim de que conheçamos melhor esse assunto. Encaremos de perto o que o Senhor diz: “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor”. Veja bem caro leitor que “arrependimento” é conhecer os pensamentos de Deus; é entrar no lugar santíssimo para ver os mistérios dessa tão grande salvação revelada aos santos. Tal fato não é algo frio e insensível; é impossível ser visitado por essas realidades eternas e ainda continuar indiferente. A mensagem pregada por Pedro no dia de Pentecoste (Atos 2) realmente abriu o entendimento para a compreensão da verdade nos corações daquelas três mil almas. Eles ali ficaram sabendo que, conforme as Escrituras, eles foram culpados da crucificação do Senhor. Eles conheceram os pensamentos de Deus quando Pedro abriu o livro do profeta Joel e pregou. A reação foi incrível, pois diz que aqueles homens tiveram seus corações “compungidos” (Atos 2:37). Notemos bem que quando aqueles homens ouviram a verdade; quando os pensamentos de Deus foram revelados por meio da pregação, a reação foi de temor e de humilhação. Até aquele momento eles estavam iludidos, enganados; eram culpados sem que percebessem sua culpa.
         Levo a vocês o que aconteceu com o rei Davi. Seu pecado de adultério e assassinato ficou escondido dentro do invólucro do seu orgulho. Em seu engano ele achava que seu pecado não fora descoberto, até que veio o profeta Natã trazendo-lhe a mensagem vinda de Deus ao rei. Natã trouxe o recado em forma de pregação; foi uma mensagem rápida de juízo, mas foi suficiente para a luz brilhar e descobrir a triste condição na qual o rei havia se metido. Mas, notemos no Salmo 51 o real significado de arrependimento. Naquele momento os pensamentos do Santo Deus, daquele que tudo vê e que julga com justiça chegaram como flechas cravando em seu coração e lançando aquele homem no desespero.
         Caro leitor, eis aí a necessidade de arrependimento! Eis a razão porque a pregação do evangelho traz esse efeito nos corações de homens e mulheres, a fim de que eles sejam lançados ao pó.

Nenhum comentário: