domingo, 30 de dezembro de 2012

A RUÍNA DA GLÓRIA HUMANA (10)




Por isso, ele fez que os seus dias se dissipassem num sopro e os seus anos, em súbito terror” (Salmo 78:33).
DIAS DISSIPADOS NA VAIDADE:
         Prezado amigo, animo-me em prosseguir vendo as lições tão práticas e oportunas que esse verso nos proporciona. O evangelho traz luz sobre a atual situação religiosa pela qual a sociedade está passando, com tantas e inúmeras mentiras que arrojadamente estão sendo atiradas aos corações e que chegam disfarçadas de espiritualidade. O evangelho chega e mostra o que significa a verdadeira e gloriosa salvação bíblica. O evangelho ocupa-se com em apresentar o Salvador e Senhor e não meramente benefícios terrenos tão buscados pela natureza carnal e corrompida do homem. O evangelho bíblico mostra a suficiência de Cristo em tudo para a alma. Ele é o maná, o pão que satisfaz a alma. Ele mesmo afirma: “...Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim, de modo algum terá fome...”. Ele é também a água da vida e: “...Todo o que beber desta água tornará a ter sede(João 4:13).
         Prezado leitor, minha intenção é mostrar o quanto o evangelho satisfaz a alma, porque em Cristo há toda suficiência para o pecador arrependido e confesso. Ora, se Cristo satisfaz, o que mais precisamos? O que a alma realmente necessita além Desse Salvador e Senhor? Qualquer mensagem que redunda em insatisfação ao coração não é a mensagem verdadeira; não é a verdade completa. A verdade está fragmentada nessa mensagem; é um veneno mortífero encoberto com um pouco do glacê da verdade. Voltemos à verdade conforme está escrito.
         Em primeiro lugar a alma precisa de Justiça. A entrada do pecado deixou a alma torta no íntimo: “Eis o soberbo, sua alma não é reta nele...” (Habacuque 2:4). Todo conflito, todo problema, toda ausência de paz e revolta contra Deus são resultados de um problema íntimo, no coração. A alma torta resulta num viver torto. O que o evangelho faz é trazer a lume a justiça de Deus, não do homem. A mensagem da cruz publica a vergonha do homem, sua miséria, sua culpa e seu merecimento do castigo eterno. O evangelho mostra que nada do homem agrada a Deus; que tudo aquilo que o homem faz em nada satisfaz a Deus, mesmo as obras mais bonitas, mais lindas, mais enfeitadas de espiritualidades. Tudo o que é proveniente da carne, do esforço humano não passa de trapo de imundície (Isaías 64:6).
         Em seguida apresento a mensagem positiva do evangelho. A mensagem celestial mostra aos homens a justiça de Deus. Eis aí a razão de toda confusão no meio dos homens, porque se tem algo tão desagradável à natureza corrompida é esse ato de despir-se dos seus trapos imundos e humildemente receber a pura veste branca da justiça de Cristo. Ó como é terrível para o coração corrompido ver-se desnudo perante Deus! Mostrar sua vergonha culpa e maldade perante Deus! Porém, não há outro meio; não há como tratar da culpa e da condenação que pairam sobre a cabeça do homem caído. O evangelho bíblico aparece para
publicar a tão grande salvação, verdadeira e gloriosa redenção que vem pelo sangue.
         Termino a meditação de hoje mostrando o efeito imediato que a justiça de Cristo traz ao coração culpado: “Sendo, pois justificados pela fé temos paz com Deus...” (Romanos 5:1). E não é exatamente isso o que a alma precisa? Os homens vivem numa loucura à busca de algo que lhes dê paz, e buscam porque não acharam essa paz. A paz gloriosa, genuína, perfeita e eterna vem por meio do sangue remidor. A culpa é tirada, a condenação é desfeita, o débito contra Deus é cancelado e o pecador é aceito de uma vez por todas perante Deus.
         Eis aí amigo, a mensagem do evangelho! Eis aí amigo, a verdadeira e preciosa mensagem! Qualquer outra mensagem que possua algo adicional, não vem de Deus. A bíblia é bem clara que se qualquer pessoa que pregar outro evangelho, até mesmo um anjo, não passa de um maldito de Deus (Gálatas 1:6).
        

Nenhum comentário: