domingo, 30 de dezembro de 2012

A VERDADEIRA FELICIDADE (10)




Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia. Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou como sequidão de estio”. (Salmo 32: 3,4).
A CAUSA DA INFELICIDADE:
         Creio que é de grande proveito dar continuidade ao assunto em pauta neste verso. É óbvio que estamos diante da doutrina mais temida e detestada pelos homens. A cortina bíblica é aberta num só versículo para o cenário trágico da depravação total. Não estamos tratando do diabo, nem dos demônios; não estamos trazendo à baila os problemas sociais da raça humana. O assunto é a respeito do pecado e o seu lugar de habitação – o coração humano.
         Não somente vemos o pecado como a causa de toda desgraça e infelicidade, como podemos ver, no verso 4, o ódio tremendo que Deus tem contra todo tipo de iniqüidade: “Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim...”. Voltemos para analisar melhor o assunto do pecado no esconderijo do coração. Deus aponta o lugar onde está oculto o verdadeiro inimigo – no coração. É ali que o homem silencia seus pecados. Já nascemos com eles: “Eu nasci na iniqüidade, e em pecado me concebeu minha mãe” Salmo 51:5. Não nascemos como anjinhos, nascemos como os adãozinhos, trouxemos à luz a imagem de nosso papai Adão, numa disposição firme e resoluta de pecar, transgredir e rebelar contra Deus e Sua lei.
         O pecado no coração é o amante oculto do pecador. São os pecados escondidos no coração que dão todo incentivo a viver no engano e marginaliza a existência humana. São eles que dão todo aparato de uma felicidade irreal e faz a alma pensar que eles não são a causa da desgraça. Além do mais, eles dão a impressão no coração que o viver está indo muito bem, que o horizonte é de luz e que a felicidade completa brilha lá adiante.
         O pecado no coração se reproduz. Aquilo que parecia ser infantil e engraçado vai mostrando suas garras de maldade no decorrer dos tempos. O pecado é o pai dos pecados. Uma maldade gera outra maldade; um mero desejo sensual gera logo a vil concupiscência; uma inveja aparentemente inocente logo dá à luz ao roubo e ao assassinato. Eles vão bem unidos na máfia da maldade a fim de que os membros de nosso corpo sejam usados para seus fins malignos. Paulo trata sobre isso em Romanos 6 quando refere ao viver da pessoa a serviço do pecado nos atos de injustiças.
         Por que “calar” os meus pecados? Porque achamos que podemos escondê-los de Deus. Achamos que o nosso íntimo é seguramente um lugar oculto dos olhos do Onipresente. Outro detalhe é que nossos pecados nos fazem sentir importante. Eles nos galanteiam e endeusam nossos sentimentos. Eles encobrem a realidade da vida, tirando a sobriedade e fazendo com que vivamos de sonhos e fantasias.
         Meu amigo, que momento importante para uma alma que busca verdadeira segurança no viver! Como prosseguir sua vida tropeçando pelo caminho escuro? Como poderá ser feliz sendo um cego para as realidades eternais? Como pode viver feliz se a Ira de um Deus Santo paira sobre seu viver? Pare de calar seus pecados! Eles são seus inimigos! Eles não estão fora, mas sim habitando na casa do seu coração. Eles são pesos para alma e veneno para o corpo, portanto, encare esse fato seriamente! O Grande Deus odeia o pecado em todas as suas manifestações. Conviver com eles é ser inimigo de Deus.
         Que momento oportuno para um encontro seu com o Salvador Bendito! O que você tem lido é algo sério em sua vida? Fique perante o invisível Senhor, e pela fé encare sua situação diante dele. Não brinque! Lembre que no pecado você ofendeu o Deus Vivo. Ao chegar perante Ele como uma alma arrependida e quebrantada, você encontrará aquele que é chamado de Fiel e Justo para perdoar e purificar o pecador.

Nenhum comentário: