segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

A VERDADEIRA FELICIDADE (11)




A CAUSA DA INFELICIDADE: (quinta lição)
Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia. Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio” Salmo 32: 3,4.
         Na meditação anterior pudemos ver a respeito dos sintomas físicos como efeitos do pecado “calado” no coração. O pecado no íntimo traz envelhecimento e enfermidades. O pecado no íntimo é um fardo pesado que oprime o viver; domina cada membro do corpo e faz do indivíduo um escravo, dando um salário ilusório e satisfação temporária.
         Mas o salmista vai mais adiante para mostrar a miséria do pecado na sua alma: “... o meu vigor se tornou em sequidão de estio”. O que é isso? O homem interiormente se torna como um terreno seco, onde não há chuva. Ora, sabemos da importância da chuva. Precisamos dela para não somente molhar o solo como também para que haja fruto. Na sequidão toda vida desaparece, tudo morre.
         Quando o coração do homem é o esconderijo da culpa do pecado, ele se torna assim, uma alma ressequida, sem qualquer sinal de vida interior. Mesmo que por fora tenha dinheiro, amigos, todo tipo de prazeres, mas sua alma sofre dentro dele, e este sofrer manifesta-se especialmente nos momentos de solidão. Forçoso lhe será correr então para os bens desta vida passageira a fim de obter satisfação neles. Não há felicidade nele, por isso busca nas coisas algo que lhe conceda certa segurança, mas a verdade é que a alma está enferma, pesada, sozinha lá dentro, desamparada, faltando-lhe vigor.
         Como é mostrada a ausência da genuína felicidade? Quais são as reações naturais de uma alma em conflito com Deus, em guerra contra Deus, desesperadamente tentando calar seus pecados e não confessá-los perante aquele que é o Grande perdoador e purificador. A ausência de felicidade é revelada na falta de paz com Deus simplesmente porque seu problema é com Deus, e isso faz com que haja angústia interior. Tudo à sua frente é incerto; nada de convicção quanto às realidades futuras.
         Haverá também uma disposição em acreditar em crendices e superstições, sendo assim, será facilmente conduzido por sonhos e fantasias da mente. A ansiedade e medo farão com que se esbarre diante dos aproveitadores e exploradores espirituais. Haverá também uma insatisfação com aquilo que possui, porquanto estará satisfeito no viver, e assim desejará obter outras coisas mais imaginando que a verdadeira felicidade está em obter aquilo que ainda não alcançou.
         Quando o pecado está sendo silenciado no íntimo, a pessoa prossegue de mal a pior especialmente em tomar atitudes perversas contra seu próximo. No pecado não pode haver amor, mas a pessoa fica iludida no amor próprio, em pensar no seu semelhante como aquele que existe para lhe servir nos seus deleites. Ele não sabe que a iniqüidade como um laço lhe prende as mãos e pés e faz dele um contínuo escravo nesta vida.
         Meu amigo, que o Senhor venha usar este Salmo para abrir seus olhos espirituais e assim você possa enxergar onde está a fonte do problema da sua vida. Perceba bem que o mundo procura lhe manter entretido com assuntos banais e que em nada vão diretamente à fonte da ruína da alma.
         Qual é a solução para o pecador? Humilhação perante Deus e Sua Palavra revelada. A revolta contra Deus; a atitude de fugir da verdade; a tentativa obstinada em tomar outros rumos, em nada vai afetar o Reino de Deus. Deus nunca será prejudicado ante as reações rebeldes dos homens. A ruína do homem será culpa sempre do homem. Ele, o Grande Deus está expondo nas Sagradas Letras Seu imenso amor por pecadores. Ele estende Sua Misericórdia aqueles que O buscam de todo coração, e salva os contritos.

Nenhum comentário: