domingo, 30 de junho de 2013

SEPARADOS DA GLÓRIA DE DEUS




Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus” Romanos 3:23
        No engano do pecado os homens desconhecem a profundidade da verdade que o Espírito de Deus nos transmite neste verso tão conhecido. Não raro vemos o resultado do pecado no homem como algo bem superficial e de uma maneira bem materialista. Entretanto, o Deus Salvador dos perdidos mostra a maior tragédia, a desgraça que o pecado trouxe ao homem. Qual é? “... carecem da Glória de Deus”. Meditemos um pouco na desgraça de estar longe da Glória de Deus.
        Está separado da glória de Deus vista na criação. O pecado tapou a visão. Não consegue enxergar o poder e a divindade (Romanos 1:20), e nesta tão triste situação o homem transfere toda glória para deuses criados em sua mente. Não consegue ver a atuação de Deus em Seu governo regendo céus e terra pela Palavra do Seu poder (Hebreus 1:3), por isso não há temor em seus olhos.
        O pecado também lhe arrancou o poder do entendimento de tal maneira que tudo é visto à luz do que está abaixo do sol, conforme a linguagem de Eclesiastes. A dureza do coração impede que irradie a Glória do Criador em sua pobre mente e coração obscurecidos. No pecado o homem se tornou um intruso na criação de Deus e até a natureza tornou-se inimiga do homem. Ele não é nem um pouco bem vindo e luta contra sua permanência aqui.
        Está separado da Glória de Deus na santidade de Deus. Deus revela Seu Santo caráter na Sua Lei. Ele mostra o ódio que tem do pecado e Sua santidade atrai temor e terror. Mas o homem no pecado não vê isso. Vai passando por cima de todas as proibições e achando que tem direitos de obter o que quiser e de fazer exatamente aquilo que Deus tem dito para não fazer, ignorando até mesmo o juízo que continuamente Deus despeja em Sua Ira (Romanos 1:18).
        Está separado da Glória de Deus em Seu reino de Amor. Não consegue ver Sua bondade, justiça, verdade e sabedoria impressas na criação. Ele desfruta dessa provisão contínua, mas mesmo assim seus olhos cegados pela incredulidade não enxerga Sua fidelidade, amor e Seus contínuos atos de misericórdia.
        Está separado da Glória eterna de Deus. No pecado ele se limita à porta de entrada e de saída desta jornada transitória. Tudo é daqui e morre aqui, por isso não consegue compreender a glória da ressurreição e do castigo eterno porquanto no pecado até imagina que após a sua morte há de permanecer com seus bens aqui conquistados (Salmo 50).
        Está fisicamente separado da Glória de Deus. Cada membro do seu corpo é usado para satisfação pecaminosa e não para a Glória do Criador. Suas emoções não resultam em tributos de louvores e ações de graças ao Rei da Glória. Suas mentes estão em trevas e não conseguem captar a luz da verdade.
         Que tremenda miséria! A razão do viver é conhecer a Deus. No pecado não é viver, mas sim vegetar. Todo esforço será inútil e desperdiçado para um desespero eterno.   A solução agora está naquele que veio ao mundo buscar e salvar o perdido (Lucas 19:10), o Grande Senhor e Salvador.

Nenhum comentário: