sexta-feira, 28 de junho de 2013

O SALÁRIO DO PECADO (14)




“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” Romanos 6:23.
OS LAÇOS DA MORTE:
         Caro leitor, prossigamos vendo o trabalho sutil e ludibriador do pecado, dando ao perdido o salário por estar cumprindo seus malignos propósitos nesta vida. O gosto prazeroso e momentâneo do pecado é substituído imediatamente pelo contínuo sabor amargo da morte. Não esqueçamos que a visão paradisíaca do pecado não passa de ilusão, sonho, vaidade, mas o que fica permanentemente é o salário pago pelo pecado.
         Judas esperou o momentoso dia quando seus olhos ficariam radiantes ante o brilho das trinta moedas de prata. Ora, sempre havia sonhado com as riquezas, sua paixão era ter fama, ser elevado pela soberba de ter o mundo aos seus pés. Veio sim o dia esperado, e o deus da fortuna passou-lhe às mãos a recompensa pelo trabalho feito; tinha consigo agora o que ele considerava ser luz para um caminhar de felicidades nesta vida. Porém, eis que o fulgor da paixão foi desmanchado imediatamente pelo poder da morte. Os olhos faiscantes da cruel serva do abismo cercaram a vítima, enchendo-a de pavor, ante o fato que sua culpa esmagava todo seu prazer e que a perdição começava a tremer e sacudir a terra debaixo dos seus pés, e as chamas do tormento eterno começara a puxar-lhe para baixo, apressando a ruína eterna daquele que ousou brincar com o pecado.
         Prezado leitor, não esqueça que no pecado o homem é um pobre escravo, trabalhando dia e noite para servi-lo (João 8:34). Ah! Quantos estão achando que são livres! Quantos acham que têm consigo o poder de decisão! Quanto engano do coração! Não sabem que a decisão de servir ao pecado foi tomada no Éden, em Adão: “Assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim, também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram (Romanos 5:12). Tente, e você verá que, por si mesmo, não pode andar um milímetro sequer em direção a Deus. Esforce para desfazer dessa escravidão que domina mente, emoções e vontade, e você verá o que significa a lei do pecado e da morte; que não passamos de vermes rastejantes neste mundo.
         Quanta tentativa inútil! Quanto mais o pecador luta com seus próprios esforços, verá que é como areia movediça, porque se afunda mais. A gravidade do pecado lhe puxa para baixo, para afundar ainda mais no poço da perdição e no tremedal de lama (Salmo 40:2). Veja amigo como não há socorro entre os homens! Que não passa de maldição confiar no braço de carne (Jeremias 1710)! Veja como aquilo que parece ser uma fonte de libertação, é pura ilusão que termina em caminho de morte!
         Procurarei semear argumentos mais forte, claro, utilizando a verdade revelada. Toda atividade no território do pecado onde o homem no pecado semeia, é o terreno da corrupção, porquanto, “...o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção...” (Gálatas 6:8).
         Então, deu para compreender a amplitude do território do pecado? Chegou ao seu coração o que significa ser escravo no império das trevas? Viu a necessidade de abrir sua boca e clamar por socorro? Ora, o grande Senhor ouve o clamor dos aflitos e o socorro Dele é bem presente para uma alma angustiada (Salmo 46:1). Todo meu esforço em dinamizar o horror do pecado e do salário pago ao pecador é para que o Salvador bendito seja conhecido como único e suficiente Senhor e Salvador, e que não há outro. Poderes infernais gritam aos ouvidos dos homens que há outros mediadores; a confusão se espalha onde há trevas, porquanto o pai da mentira não cessa de empurrar os homens em direção ao abismo. Mas, eis que a mensagem santa proclama que “há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem” (1Timóteo2:5).

Nenhum comentário: