sábado, 29 de junho de 2013

O ALTO PREÇO DA VERDADE




Compra a verdade e não a vendas; compra a sabedoria, a instrução e o entendimento” Provérbios 23:23.
Que conselho de sabedoria! Não deveríamos jamais subestimar tais palavras, pois elas são de tremenda importância. Mas o triste fato é que poucos são aqueles que estão se importando com a compra da verdade no meio do povo que se chama crente em nossos dias.
                Hoje pagam caro por bijuterias pensando que encontraram ouro puro; ficam eufóricos quando pensam que encontraram uma jóia preciosa nas novas descobertas religiosas, quando na realidade acharam pedaço de vidro quebrado de heresia. Assim é o cristianismo moderno que manqueja por não saber definir quem realmente é Deus, Baal ou Jeová. Abandonaram a pureza da Palavra de Deus para abraçar as mentiras religiosas que chegam disfarçadas de espiritualidades. Poucos são aqueles que ousam pagar o alto preço cobrado pela verdade.
                “Compra a verdade...”. Compre-a com os recursos dados por Deus por ter a visão espiritual aberta para conhecer Sua verdade revelada aos homens. Compre-a com a humildade de entrar nos recintos sagrados para conhecer os mistérios eternos que Deus revelou não aos grandes, sábios e poderosos deste século, mas sim aos Seus pequeninos, que de coração vão a Ele (Mateus 11:25,26).
                “... Compra a verdade...” da história eterna da redenção pelo Sangue, da salvação pela Graça; da necessidade de novo nascimento para o pecador; da justificação pela fé em Cristo; da eleição incondicional; da depravação total e triste condição do homem no pecado; da poderosa obra de Deus em chamar pecadores ao arrependimento; da santidade cristã e da segurança e perseverança dos santos de Deus; da glória eternal para os salvos e do sofrimento eterno para os rebeldes.
                Ao comprar a verdade perceberá que o preço é caro. Caro porque a verdade é terrivelmente amarga para a nossa natureza carnal e corrompida. O caminho é sobremodo difícil para chegar a ela.  Verá o quanto satanás e seus poderem se voltam em perseguir aqueles que buscam ao Senhor de todo coração. Verá que não será bem aceito pelo mundo e que esse caminho é cheio de obstáculos que parecem intransponiveis.
                “... Não a vendas...”. O preço foi tão caro! Pra que vender? Aquilo que lhe foi dado pela graça tem um altíssimo preço. Por que sacrificá-la no altar de uma vida mais sossegada? Por que vender aquilo que comprou tão caro, simplesmente porque prefere a simpatia dos homens ao invés da glória de Deus? Por que, como Demas, vender aquilo cujo valor é de eternidade a fim de amar o presente século (2 Timóteo 4:10)? Por que vender a verdade eternal em troca de um mundo cujo valor é transitório? “... Não a vendas...”. Quão triste será depois! Por que vender a verdade a fim de seguir mais fácil no caminho largo que conduz à perdição? A porta que outrora lhe foi aberta, não será mais. Judas vendeu a verdade pelas 30 moedas de prata. Essas moedas foram pesadas demais, um insuportável peso que o fez afundar no abismo eterno.

Nenhum comentário: