sexta-feira, 28 de junho de 2013

O GLORIOSO FILHO DE DEUS




“Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim de modo nenhum o lançarei fora” (João 6:37)
         Caro leitor, não esqueçamos que a mais terrível atividade do pai da mentira neste mundo é confundir a mente humana acerca da pessoa de Cristo. Especialmente em nossos dias estamos cercados de completa ignorância acerca da pessoa bendita do Filho de Deus. Urgentemente o povo de Deus precisa conhecer a verdade a respeito daquele que o Pai enviou ao mundo; a igreja de Cristo precisa ser acordada de sua ignorância para ter verdadeiro discernimento entre o falso e o verdadeiro, especialmente porque ela deve submissão e respeito ao seu noivo amado.
         O Cap. 6 desse esplêndido evangelho de João mostra o Senhor perante um povo religioso, porém cegado pela ignorância e pela dureza de seus corações. Eram idólatras e supersticiosos no coração, mesmo que sua religião judaica proibia adoração a ídolos. Eram também extremamente apegados aos prazeres terrenos, por isso estavam prontos a buscar a presença de Jesus por causa dos sinais miraculosos, e conforme o relato do cap. 6 foram atrás de Cristo por causa do milagre da multiplicação. Por detrás de toda aquela aparência de homens e mulheres piedosos escondia um coração perverso e assassino. Algumas vezes tentaram assassinar Jesus devido aos seus sistemas religiosos baseados apenas em coisas externas.
         Cristo jamais se esforçou para ser reconhecido como Filho de Deus, porquanto suas obras e suas palavras, subordinadas a autoridade do Velho Testamento eram suficientes provas que aquele homem simples, rude de aparência era de fato o Filho de Deus que desceu do céu. Estava perante aquele povo insensato o Senhor da glória, aquele que Moisés não pode contemplar a face (Êxodo 4); aquele que deixou Isaías aterrorizado, achando que cairia no inferno (Isaías 6). Aquele homem desprezado perante o povo obstinado, regido pela dureza de um coração impenitente era o próprio Verbo, cuja glória estava encoberta pela humilhante encarnação (João 1:15).
         O evangelho de João está carregado da glória de Cristo, mas quero sublinhar apenas esta frase “Todo aquele que o pai me dá...” , a fim de que meditemos nessa pessoa bendita. Não estarei focalizando tanto em Sua gloriosa obra salvadora, mas sim naquilo que aprendemos a Seu respeito visto na ligação que Ele tem com o Pai.
         Em primeiro lugar vemos a perplexidade causada em Seus ouvintes judeus quando Ele chama Deus de “Pai”. É uma linguagem que facilita nosso entendimento no que tange a esse relacionamento glorioso. Ora, quem está falando é um homem sim, mas não um homem qualquer. Nós viemos do homem; nossa origem é de um Adão que tombou no Éden, mas ali estava um homem que veio de Deus, totalmente isento da nossa culpa; alguém que podia afirmar ser “o Filho de Deus”. Nós ouvimos uma declaração desta e nem sequer mexe com nossas cogitações. Mas os judeus encararam isso com seriedade, porque para eles aquele homem estava declarando ser o próprio Jeová, por isso é relatado no cap. 8 que eles pegaram pedras para atirar Nele, porque consideravam que tal afirmação não passava de blasfêmia.
         Mas consideremos o fato que quando Cristo chama Deus de meu Pai, Ele está mostrando possuir a mesma natureza divina. O que o Pai é, o Filho também é. É exatamente isso que acontece no terreno natural. Quando um homem gera um filho, obviamente gera sua própria natureza humana naquele filho. Quando estamos tratando a respeito da divindade devemos estar mergulhados em pensamentos eternos: “De eternidade a eternidade tu és Deus...” (Salmo 90). Ele é o único que pode dizer a respeito de Si mesmo: “Eu sou”. Isso significa que Cristo possui a natureza eterna de Deus; que nunca houve um início na natureza Dele. Para obter a natureza humana Ele nasceu como homem, se humilhou e para tornar-Se semelhante a nós, com exceção do pecado. Quando é dito que Ele é o “Filho do homem”, é uma linguagem que mostra sua empatia, seu amor aos perdidos e sua missão em vir a este mundo para salvar perdidos pecadores.     

Nenhum comentário: