sexta-feira, 28 de junho de 2013

O VERDADEIRO PECADOR (12)




“Se confessarmos os nossos pecados Ele é Fiel e Justo para perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 João 1:9).  PERIGOS NA AUSÊNCIA DA CONFISSÃO (primeira)

Prezado leitor, quão esplendoroso e magnífico é este texto de 1 João 1:9! Não há dúvidas que a passagem trata-se da apresentação clara e simples da mensagem da verdadeira e genuína salvação bíblica. É essa salvação que dá descanso ao cansado; que dá paz ao coração aflito e turbulento; que dá luz aos olhos tão cegos do pecador; que dá plena certeza ao coração tão entenebrecido pelas mentiras atiradas à mente pelo famoso pai da mentira (João 8:44). Minha oração a cada dia é que este texto tão precioso chegue ao seu coração como um visitante tão querido e que sejam abertos os corações para a entrada da luz celestial dessas boas novas vindas do céu. Todo pecador que se achega ao Salvador em sincera confissão de fé encontrará perante sua face aquele que é Fiel e Justo para efetuar poderosa e eterna salvação e purificar de toda injustiça.

            Vamos tornar o assunto a respeito da confissão ainda mais prático. Quão perigoso é para a alma que não chegou ao Salvador em sincera confissão de fé! São milhares os corações que não conheceram e não conhecem a confissão bíblica; São muitas as portas das almas que nunca foram abertas para a luz celestial entrar; são muitos aqueles que têm luz por fora, mas por dentro estão habitando em densas trevas. Muitos têm olhos físicos, mas na alma estão cegos. Se nunca houve confissão genuína é porque não houve salvação, se não houve salvação significa que a alma está perdida, atirada nas trevas vagando sem rumo, tropeçando sem nem sequer saber em que tropeça. O que acontece quando a alma não chega a Cristo Jesus para a confissão sincera e a petição por salvação? Vamos enfrentar a realidade mostrada pela Palavra inspirada. Se não há confissão o pecador jamais conhecerá o Deus que é Fiel e Justo para perdoar e purificar. É óbvio. Como alguém conhecerá o perdão de Deus sem que antes tenha reconhecido a sua culpa perante o Deus Santo que foi ofendido? Como alguém há de conhecer a purificação que vem por meio do sangue remidor se antes nunca reconheceu a situação de imundo na qual o pecado lhe colocou (Isaias 64:6)? É mister que seja tirado todo engano; é mister que a luz da verdade penetre onde só há escuridão e a falsa paz seja reconhecida e denunciada como perigosa e perversa.
         Primeiramente afirmo e confirmo que, se nunca houve a confissão que levou o pecador à humilhação perante o Salvador, significa que o pecado ainda reina no coração. Meu amigo, o homem é um escravo, ou de Deus ou do pecado. Não há neutralidade. Neste exato momento, onde você estiver não importa sua idade, sua religião, sua situação econômica, você está a serviço de alguém, ou de Deus ou do pecado. Os salvos são servos da justiça (Romanos 6:18). Mas para quem não é salvo nosso Senhor deixou tal verdade bem esclarecida aos judeus tão enganados em sua religião. Jesus disse para eles: “Em verdade em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado” (João 8:34). Aqueles judeus além de desprezarem os gentios achavam que eram pessoas espiritualmente livres porque pertenciam à religião judaica; porque eram descendentes do grande patriarca Abraão; porque estavam ligados como parentes à família de grande nomes narrados no Velho Testamento como Moisés, Elias, Davi, Jeremias e outros. Mas nosso Senhor ultrapassou as barreiras daqueles corações endurecidos para mostrar-lhes o quanto eles estavam enganados pelo próprio poder do pecado. Parafraseando, nosso Senhor estava dizendo o seguinte para eles: “Olha, vocês nada têm de espiritualidade porque vocês como qualquer outra pessoa deste mundo, vieram de um Adão pecador, caíram no pecado juntamente com seus pais lá no Éden ao ouvir a voz da serpente. Por isso vocês agora não passam de ser pessoas que vivem a serviço do tirano pecado que habita em seus corações”.

Nenhum comentário: