quinta-feira, 27 de junho de 2013

SALMO 9 (fim) Spurgeon






Verso 16. Na obra das suas mãos foi enredado o mau. A paga que o pecador procura com o seu pecado é vida, prazer e vantagens; mas a paga que lhe resulta do mesmo é tortura, morte e destruição. Aquele que queira entender a falsidade e o engano do pecado deve comparar as promessas e a paga também. Robert South, D.D., 1633-1716.
         Não só lemos na Palavra de Deus, mas também toda a história e toda a experiência dão perseverança da mesma justiça reta de Deus ao enredar o malvado na obra das suas próprias mãos. Quiçá o exemplo mais notável que temos, ao lado do de Amam na sua própria forca, é o que se relaciona com os horrores da Revolução Francesa, no qual se nos diz que «ao cabo de nove meses da morte da rainha Maria Antonieta na guilhotina, cada um dos implicados no seu trágico fim - acusadores, juízes, o jurado, os fiscais, as testemunhas, todos aqueles cujo destino é conhecido, sem exceção alguma -, pereceram no mesmo instrumento que a sua vítima inocente». «Na rede que preparam para ela ficaram presos os seus próprios pés, na cova que cavaram para ela caíram eles mesmos.» Barton Bouchier, 1855.
Vers. 17. Os ímpios serão lançados no inferno. Os ímpios ao morrer têm de sofrer o furor e a indignação de Deus. Tenho lido de uma pedra ímã que se acha na Etiópia que tem dois lados, um deles atrai o ferro a si, enquanto que o outro o afasta; do mesmo modo, Deus tem duas mãos, a de misericórdia e a de justiça; com uma atrai os piedosos ao Céu, com a outra vai lançar o pecador no Inferno; e, oh, que lugar tão terrível é este! É chamado o lago ardente (Apocalipse 20:15); um lago, para denotar os abundantes tormentos do Inferno; um lago ardente, para mostrar o ardor deles: fogo infernal é o elemento mais atormentador. Thomas Watson.
E todas as nações que se esquecem de Deus. Há nações inteiras que o fazem; os que se esquecem de Deus são mais numerosos do que os profanos ou os libertinos, e, segundo a mesma expressão gráfica do hebraico, o lugar mais fundo do Inferno será aquele no qual serão atirados todos de cabeça. O esquecer-se parece um pecado pequeno, mas conduz à ira eterna sobre o homem que vive e morre nele. C. H. S.
O recordar a Deus é o manancial da virtude; o esquecê-Lo, a fonte do vício. George Horne, D.D.
Verso 18. A esperança do pobre não perecerá para sempre. Um pagão poderia dizer quando um pássaro, aterrorizado por um milhano, se esconde no seu peito: «Não vou atraiçoar-te ao teu inimigo, visto que buscaste asilo em mim.» Quanto menos poderia Deus entregar uma alma ao Seu inimigo que se refugiou no Seu nome, dizendo: «Senhor, não tenho confiança em mim mesmo nem em ninguém mais; nas Tuas mãos entrego a minha causa, e confio em Ti.» Esta dependência de uma alma indubitavelmente vai despertar o poder Todo-Poderoso de Deus para a defesa dela. Ele tem jurado com o maior juramento que pode sair dos Seus lábios, isto é, por Si mesmo, que aqueles que procuram refúgio Nele receberão grande consolação (Hebreus 6:17). William Gurnall.
Verso 19. Levanta-te, SENHOR; não prevaleça o homem; sejam julgados os gentios diante da tua face. O que significa isto? Temos de considerar que o Salmista está orando para a destruição de seus inimigos, pronunciando uma maldição sobre eles? Não; estas não são as palavras de alguém que deseja que ocorra algo mau aos seus inimigos; são as palavras de um profeta, de alguém que está predizendo, em linguagem escritural, o mal que lhes vai acontecer por causa de seus pecados. Agostinho de Hipona.

 Vers. 20. Aprendam as nações que não são senão homens. Alguém poderia imaginar que os homens não podem chegar a ser tão vãos que neguem que são realmente homens, mas parece que esta é uma lição que o divino Mestre pode ensinar a alguns espíritos orgulhosos. O que leva uma coroa não deixa de ser homem; os eminentes títulos universitários não fazem com que aqueles que os possuam sejam outra coisa “senão homens”; a valentia e as conquistas não elevam para cima do simples nível de “senão homens”; e toda a riqueza de Creso, a sabedoria de Salomão, o poder de Alexandre, a eloquência de Demóstenes, se os juntarmos todos, não vai o seu possuidor deixar de ser, depois de tudo, senão homem.
         Recordemos sempre isto, para que não seja necessário que, como os que o versículo menciona, se tenha de infundir-nos temor. C. H. S.

Tradução de Carlos Antônio da Rocha

Nenhum comentário: