sexta-feira, 28 de junho de 2013

O PRECIOSO SANGUE (10)




Mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo” (1 Pedro 1:19).

                Caro leitor, o Cordeiro puro e sem mácula conquistou na cruz perfeita redenção para os perdidos. Tudo o que os pecadores precisam para a eterna salvação já foi garantido na cruz; tudo, até mesmo a fé vem Dele para que a alma corra em Sua direção na busca pelo perdão e purificação de seus pecados. Tudo o que os crentes precisam para viverem em santidade de vida e caminharam triunfantes até à entrada da Nova Jerusalém, Cristo o Cordeiro já conquistou. Tudo deriva da cruz; tudo é obtido dali; tudo vem dessa suprema e eterna vitória que destruiu para sempre os inimigos do Senhor e do Seu povo.
         Caro leitor, nada há derivado do homem que possa garantir um viver que agrade a Deus. Será completa falácia no viver, caso queira andar por si mesmo. Toda tentativa de triunfo contra satanás, o mundo e a carne culminará em completa derrota. Somos inúteis e débeis na carne, por isso Pedro traz a lume a redenção, a fim de que os santos descansem na supremacia da cruz, conforme Paulo diz: “Já estou crucificado com Cristo...” (Gálatas 2:19).
         Ah! Quantos inventam uma vida cristã fora da cruz! É completo fracasso. Se tirarmos nossos olhos da luz que emana do calvário certamente haveremos de tombar. Quando desvencilhamos daquilo que nosso Redentor conquistou, a fim de que Seu povo fosse comprado e eternamente fosse o povo Dele, acontece que tentamos forjar um viver cristão diferente. Desse erro originam-se milhares de heresias destruidoras, as quais erguem o orgulho e a vaidade religiosa, como tem acontecido em nossos dias.
         Foi pela conquista da cruz que podemos viver em santidade. Santidade no viver não pode ser produzida de outra maneira. Quando Deus justifica o pecador, Ele também o santifica. É a partir da cruz que os salvos passam a terem o temor do Senhor. Não há promessa para uma nova maneira de viver posterior. A vida santa está embasada de humildade e de dependência de Deus. Os que foram a Cristo em sincero arrependimento e confissão de fé, jamais ousarão trilhar este mundo na força da carne, por essa razão estão escondidos em Cristo e andam sob Seus cuidados e provisão. Satanás, a carne e o mundo não são desbaratados diante de ostentações de louvores e sentimentalismos; a fé genuína não possui outra arma de defesa e ataque contra o mal, senão a verdade revelada; o Senhor se agrada de louvores que partem de corações que um dia foram santificados e que agora em gratidão querem consagrar a Ele.
         Notamos essa verdade bem despontada em Romanos 12:1. Paulo desde o inicio da carta havia dado um completo ensino sobre a justificação; como foi que Cristo na cruz conquistou plena e poderosa salvação. Toda base da justificação foi montada mediante a graça soberana e pela fé o perdido pecador se apodera dessa graciosa dádiva celestial. Então, no cap. 12 o apóstolo passa a tratar da vida santa do salvo. Mas, como Ele faz isso? Paulo não elabora um novo sistema de viver para os crentes; para ele tudo está vinculado ao que ocorreu na cruz. Vejamos bem o seu ensino: “Rogo-vos irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis os vossos corpos...”.
         Prezado leitor, Paulo não constrói outro fundamento para um viver santificado. Ele não ordena os salvos a buscar uma segunda bênção, porque não há. Tudo está fundamentado na redenção pelo sangue, na justificação pela fé em Cristo. Quando a mensagem da salvação é bem entendida e recebida em confissão pelo pecador, toda santificação posterior virá tendo como base a misericórdia: “Rogo-vos, pois irmãos, pelas misericórdias de Deus...”. Então, o evangelho é suficiente, porque, quando pregado da maneira correta, torna-se o firme fundamento de tudo para o viver.
         Caro leitor, onde está firmada sua fé? Um dia você foi atraído ao Salvador? Um dia você que andava cego passou a enxergar? Um dia toda escuridão tornou-se luz em seu coração? Um dia você reconheceu que era um réu condenado, mas encontrou o perdão, purificação e justificação mediante esse Salvador bendito?

Nenhum comentário: