quarta-feira, 26 de junho de 2013

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO (5)




"Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios; não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores". Salmo 1

         Amigo, que quadro terrível nos é apresentado pelo Espírito Santo neste verso! Já pudemos ver que é o quadro do mundo! É uma descrição do programa de Satanás em relação aos homens, conduzindo-os para as profundezas do pecado. Quantos milhares estão jogados ali! Amando as trevas e deleitando nos banquetes que tem Satanás para seus escravos.

         A pessoa ouve o conselho dos ímpios, aceita no coração a entrada franca para presenciar o caminho dos pecadores, e então, resolutamente assenta-se para participar da roda dos escarnecedores. Agora ele já é sócio da maldade; agora ele vai investir tudo o que possui a fim de que seja promovido o reino de Satanás. Ele participa sem ver o perigo; a Bíblia declara em I João 5:l9 que ele fica dormindo o sono das trevas. Ele é um participante do mundo; ele é amante do mundo e terá prazer em tornar este mundo ainda mais aprazível para a prática da iniquidade. Agora ele faz parte da roda dos escarnecedores. É a sociedade em que ele vai investir sua saúde, seus bens, sua família. Ele tornou-se um dos escarnecedores.

         A ideia que envolve a palavra escarnecedores aqui, é de alguém que desafia a autoridade do Deus vivo; é o quadro de um grupo apontando o punho para os céus e dizendo a Deus:"Não queremos que você reine sobre nós". Por fora parecerá belo, honesto, religioso,mas por dentro, no coração, está em guerra contra Deus e sua palavra.  Ele já estabeleceu o seu rumo de vida, e não se submeterá à autoridade da palavra. Poderá não ter feito e cometidos sérios pecados, mas estará aprovando tais pecados. Sempre insurgirá  contra a lei de Deus, e apoiará a prática da impiedade.

         Amigo será que você não está enquadrado nesse grupo de escarnecedores? Sendo cúmplice dos pecados tão claramente praticados? Ah! meu amigo, o Senhor deixou Sodoma e Gomorra como modelos, exemplos da manifestação do ardente furor de Deus! Ele não poupou os anjos que pecaram! Você pode dizer que não vive cometendo torpezas, mas pode ser um cúmplice, também, apoiando, pondo seus olhos e seu coração naquilo.  Satanás de forma mui sutil, atraente, quer levr o mundo inteiro a rejeitar aquilo que verdade e absoluto. Ele quer o mundo inteiro aceitando a mentira, como se a mentira fosse verdade. Vão se deleitar nas orgias, nos prazeres e vão rir, zombar da palavra de Deus. Vão tentar forçar a Bíblia a aceitar o que eles pensam. É o trabalho sutil da serpente. Vão querer ter o seu próprio sistema de culto e não se submeterão ao sistema bíblico. 

         A roda dos escarnecedores é a vida normal no pecado; é o seu padrão de vida e recusa submissão a verdade.Ele está no poço da perdição sem contudo, ver o seu estado lastimável. Não há no seu coração o temor devido ao Senhor. Ele poderá não ser ateu; poderá até dizer que crê em Deus, mas na prática viverá como ateu, pois ateísmo é a negação de Deus na vida diária.

         Amigo, essa é esta a situação daquele que tem recusado a salvação que há em Cristo; tem amado as trevas e rejeitado a luz. Quanto mais recusa o convite da salvação eternal que há no Filho, mais profundo ficará nas trevas do pecado. Vai dar crédito a qualquer mentirinha que aparecer; vai admirar o homem; aquele que tem ouvido da salvação que há no Filho, vai abraçar a iniquidade. Estará escarnecendo da verdade; estará pisando o sangue da aliança; estará chamando Deus de mentiroso. O mundo falará que fornicação não é pecado, e ele estará aprovando aquilo. Vai aprovar tudo aquilo que Satanás levantará para a prática desse pecado. Vai dar apoio aos motéis; estará dizendo sim a prática da relação sexual ilícita praticada abertamente através da televisão. Ele será sócio na prática da iniquidade; será também amante da transgressão. Recusará a verdade da palavra eterna . Vai rir e zombar quando ouvir as advertências divinas; não importará e vai deixar de lado as consequências de seus pecados ocorrendo na sua própria vida e em sua família.

         O grande Deus declara em Efésios 5:6, que através desses pecados da impureza é que Ele manifesta a sua ira. Ó quão terrível é cair nas mãos de um Deus vivo! Você pode brincar com seu ídolo feito por mãos, mas com o Deus eterno, o Deus vivo, o Deus justo? Ah não! O que Ele declara em sua palavra Ele há de cumpri, pois Ele zela pelo perfeito cumprimento de sua palavra! É impossível viver no pecado sem sofrer as consequências do pecado. Você está andando na roda dos escarnecedores? O grande Deus está suportando pacientemente lhe concedendo uma oportunidade para o arrependimento. Você tem andado em mentira, saiba que os mentirosos serão lançados no lago de fogo.  Naquele dia o juiz não terá misericórdia, pois na posição de juiz, vai agir justamente. Você está vivendo na impureza? Vivendo na orgia, vendo livros pornográficos, na prática da fornicação que é a relação sexual entre solteiros; está em adultério, sendo infiel ao seu cônjuge, está brincando com esse pecado? Está usando a televisão comprada com o dinheiro ganho através do seu serviço feito com a saúde dada por Deus; você está usando a televisão como o instrumento de Satanás para a destruição de seu lar, aprovando o desrespeito a família, a infidelidade conjugal? 

         É mister que saiba que serão jogados no lago de fogo todos os impuros. Ah meu amigo, o mundo pode estar mudando, mas o grande Deus não mudou! O que o grande Deus declara em sua palavra, Ele há de cumprir.  No dia em que Ele executar a sua vingança, Ele fará com toda fúria. Ele vai ordenar que as chamas do inferno sejam aumentadas muito mais.  Não tardará. Você tem recusado a salvação eterna que há no Filho; tem recusado a provisão divina no calvário simplesmente porque prefere as trevas; porque no coração tem amado a iniquidade. A prova está na insistência sua no pecado. Qual é a sua situação? Está se vendo na lama do pecado, caído, jogado, preso, sem poder sair? Sabe que está longe do Senhor; que tem andado na roda dos escarnecedores, não consegue sair do buraco em que está? Anseia a liberdade que Cristo dá? Já tentou  todos os meios para conseguir se livrar, mas viu que seu esforço era inútil? Saiba que a graça salvadora de Deus foi manifestada para trazer salvação aos homens. Veja o ladrão na cruz como foi alcançado pela misericórdia divina.

         O Senhor Jesus salva aquele que se vê perdido. Aquele que quer continuar em seus caminhos de trevas, vai de mau a pior. Nesta noite, receba a Jesus, o Filho de Deus como seu Senhor e Salvador. Pela fé peça a Ele que perdoe os seus pecados pelo sangue e lhe faça nova criatura. É tudo completamente gratuito. Seu passo deve ser o de coração crer nele. Que hoje à noite haja salvação de alguma alma contrita e quebrantada!

Nenhum comentário: