domingo, 30 de junho de 2013

DEUS E O HOMEM – A GRANDE DIFERENÇA (30)




“Como é preciosa, ó Deus, a tua misericórdia! Por isso os filhos dos homens se acolhem à sombra das tuas asas” (verso 7)
CONHECENDO O GRANDE DEUS. SUA MISERICÓRDIA (continuação):
        Prezado leitor, Na introdução das mensagens neste salmo pudemos ver em primeiro lugar a triste condição do homem no pecado. Em quatro versos vimos o que significa a depravação total. Depois nos versos 5 e 6 vimos a grandeza de Deus conforme suas atividades neste mundo, nos quatro atributos: misericórdia, verdade, justiça e juízo. Com isso aprendemos que os homens estão correndo sério perigo quando ignoram a misericórdia, não percebem os atos de justiça de Deus e esquecem o juízo debaixo dos seus pés.
         Mas, o que mais importa é que Deus quer exibir aquilo que chega até ao céu: Sua misericórdia. Para mim, misericórdia é o assunto mais glorioso, diria que é o mais espetacular de todos os temas das Escrituras. Oh! Se os homens pudessem saber o que significa a misericórdia de Deus! Ele está em pleno exercício dessa misericórdia e demonstra isso a cada instante. Seu reino é de justiça e de juízo, mas o que os pecadores precisam saber agora é que Ele está dando plena vazão à sua misericórdia. Ele afirma que dá vazão à Sua misericórdia; que é riquíssimo em misericórdia! Ora, em meio aos horrores do pecado, exatamente como pudemos ver nos primeiros versos, é aí que aparece em gloriosas cores a misericórdia desse Deus. Satanás luta para ocultar tal verdade; ele faz de tudo para anular a glória do evangelho, no qual brilha triunfantemente a misericórdia do Alto.
         O restante do salmo 36 ocupa-se em fazer  brilhar o coração compassivo de Deus em favor de pecadores. Vamos conhecê-Lo! Corramos para lá, porquanto ali está a fonte das bênçãos eternais, da alegria, do prazer, da verdadeira felicidade, da riqueza , da alegria, enfim de tudo aquilo que, enganosamente achamos que pode ser encontrado neste mundo vil. Não fiquemos fora da casa, entremos ali, a porta está plenamente aberta para pecadores famintos e sedentos do conhecimento do Deus que se revelou e que expõe Seu terno coração aos perdidos. Para explicar essa atividade da misericórdia de Deus em favor de pecadores como nós, vamos passar para os versos sete em diante. Nesses versos o Espírito de Deus está contando o que significa os atos de misericórdias desse Senhor em favor dos pecadores para a tão grande salvação. Encaremos firmes esta esplendida exclamação: “Como é preciosa, ó Deus, a tua misericórdia!” Vemos os atos de misericórdia de Deus contados de 5 maneiras:
         A.      Provada na vida de um pecador salvo;
         B.      Chega até ao céu.
         C.      É riquíssima. Efésios 2. É para os pecadores.
         D.      Indica que não há qualquer esperança. A porta está aberta.
         Obviamente, o assunto em pauta em nada é agradável aos corações mundanos e carnais, porquanto tratar da misericórdia subtende a condição humilhante na qual se encontra a alma perdida. Ora, a religiosidade moderna esconde humilhação, pelo contrário, o homem tem sido exaltado como se fosse vítima da sua condição miserável na qual se encontra; Deus é apresentado hoje como se fosse o culpado de tudo o que ocorre, por isso as multidões correm em busca desse “Deus”. Entretanto, ninguém pode descrever misericórdia, a não ser que em sua alma descobriu sua condição de culpado, condenado, vil e transgressor. Veja amigo, essa é a linguagem do salmista: “Como é preciosa, ó Deus, a tua misericórdia!...”. Quem conhece o Deus da bíblia não possui uma linguagem diferente dessa; não existe outra classe de crente mais sofisticados, de posição diferente. Todos os salvos confessam a mesma coisa, porque todos foram achados perdidos e foram salvos; eram réus condenados ao inferno, mas foram atraídos para os braços de amor do Senhor!

Nenhum comentário: