quarta-feira, 26 de junho de 2013

O PRECIOSO SANGUE (8)




Mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo” (1 Pedro 1:19).

                Caro leitor, que seus olhos sejam abertos para contemplar as maravilhas do precioso e suficiente sangue do Cordeiro. Não há um tesouro maior e melhor do que esse para os pecadores! Essa é a boa nova que vem do céu. Não há outra mensagem! Do trono de misericórdia deriva essa eterna e mui rica promessa de uma tão grande salvação aos perdidos. Por isso devo prosseguir anunciando aos homens esse recado singular e que meu tempo e esforços sejam compensados, vendo o Senhor exaltado e mais e mais leitores buscando do céu as maravilhas divinas.
         O sangue é também PRECIOSO PELA SUA SUFICIÊNCIA. Veja o que Pedro diz: “Sabendo que fostes resgatados...”. A primeira lição que desponta dessa frase é que os santos de Deus devem saber disso. Não pode habitar qualquer ignorância em seus corações no tocante a doutrina da redenção pelo sangue. Os crentes podem ser iletrados no tocante às outras doutrinas; podem ser ignorantes quanto às coisas profundas da revelação, mas a verdade da redenção pelo sangue do Cordeiro é uma marca distintiva, gravada em seus coração regenerados. As marcas do sangue gravadas nas paredes do coração devem impulsionar os santos ao louvor, gratidão e santidade no viver. Os olhos do coração devem continuamente vislumbrar o Santo de Israel crucificado; Aquele que jamais conheceu pecado, mas que em santa humilhação veio e ocupou o lugar de miseráveis pecadores, essa cena marcante deve nos levar à humilhação e devoção.
         Outro detalhe visto no texto está no fato que fomos resgatados. O preço foi suficiente, além de eficiente. Para resgatar Seu povo não houve outro pagamento; não houve uma participação de outros elementos. Ó quanto satanás ousa desvencilhar os olhos dessa verdade! O orgulhoso coração tende a buscar outros meios ou mediadores e o mundo ousa criar milhares de mediadores. São invenções derivadas do pai da mentira, a fim de ofuscar a glória que pertence a Cristo somente. Caro leitor, foi com o preço pago na cruz que Cristo comprou Sua igreja para Si (Tito 2:13); foi com esse precioso sangue que tudo foi pago perfeitamente; o Pai está satisfeito e a obra foi definitivamente consumada; o nosso Sumo-Sacerdote está assentado à direita do Pai, indicando que não há mais necessidade de sacrifícios, conforme faziam os sacerdotes no Velho Testamento (Hebreus 1:3).
         Caro leitor, firmados nessa verdade é que os santos são triunfantes no viver. Não há outro fundamento tão sólido e inabalável à fé cristã. Não há como prosseguir pelas veredas da retidão e da vitória contra os inimigos, se estivermos fora dessa verdade. Se desvencilharmos, mesmo que seja um pouquinho, certamente estaremos fadados ao fracasso; abalaremos diante dos nocautes dos inimigos e buscaremos fogo estranho para nosso viver religioso. Ó caro leitor sei que preciso pregar e pregar cada vez mais acerca dessa tão fulgurante verdade; sei que a igreja de Deus estará cercada de perigosos ataques de satanás, caso os santos de Deus não estiverem munidos do triunfo da cruz. Não conseguirão marchar rumo à Canaã celestial, se não estiverem certos que foram libertos pelo sangue do Cordeiro.
         Lembremos bem que não passávamos de pobres escravos nesse imenso mercado de satanás; que estávamos sentenciados à escravidão não só nesta vida, mas por toda eternidade. Lembremos bem que quando olhamos para este mundo não havia qualquer sinal de salvação; todos os homens estão na mesma condição: “E não há salvação em nenhum outro...” Atos 4:12). Ó, quanto carecíamos de um verdadeiro Salvador! Quanto carecíamos de um homem perfeito e do céu Deus enviou Seu Unigênito, capaz de sozinho ir até à cruz; capaz de sozinho enfrentar terríveis inimigos como a morte, o inferno, o diabo e o mundo, além do terror do pecado. Precisávamos de alguém que se identificasse conosco e que assumisse nosso corpo mortal, pudesse enfrentar a terrível Ira de Deus, a fim de nos livrar para sempre da punição eterna: “...para que todo aquele que Nele crê não pereça...”

Nenhum comentário: