quarta-feira, 26 de junho de 2013

AS DUAS PROVAS DA REBELIÃO DO HOMEM (6)





Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram para si cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas  (Jeremias 2:13).
         Caro leitor estamos conhecendo os termos usados nas Escrituras, os quais mostram como a raça em Adão deixaram o Senhor. As palavras são terríveis e não escondem a realidade da perversidade do pecado nos atos de homens e mulheres. São muitas as palavras reveladas e cada uma mostra o caminho aterrorizante do pecado.
         Vemos também a Palavra “Transgressão”. Ela focaliza na disposição dos homens em  ultrapassar os limites estabelecidos por Deus. Essa Palavra mostra que os homens ignoram o fato que Deus reina absolutamente e que Seu reino é de justiça e santidade. As leis de Deus são colocadas para mostrar que Deus é Deus, que é Santo Seu reino, que as ordens são Dele e que a obediência às Suas leis trazem o bem à sociedade. Mas a realidade é que homens e mulheres propositalmente ignoram essas leis, preceitos e estatutos. A vida no mundo é sem Deus e vão assim transgredindo as ordens santas, por essa razão é que Deus executa Sua santa Ira derramando sobre homens e mulheres.
         Em Levítico nos caps. 18 a 20 temos as orientações dadas ao povo de Israel, como deveria ser o procedimento deles em obediência ao Senhor e às leis dadas por Moisés, a fim de que fosse uma nação diferente. Antes de entrar na terra prometida Deus adverte contra os hábitos daqueles povos que ali residiam e os motivos pelos quais Deus iria extirpá-los da face da terra. A maldade era tanta que é dito que a própria terra não suportava mais; que eles estavam amadurecidos para serem punidos.
         Por que tudo isso? Por que os santos juízos de Deus permeiam toda face da terra? Por causa da atitude de homens e mulheres, os quais vivem neste mundo em franca transgressões às leis do Senhor. No pecado homens e mulheres agem como animais irracionais e as leis de Deus funcionam como jaulas aprisionando-os e impedindo que eles prossigam destruindo uns aos outros com suas maldades. No Salmo 37 vemos como Deus orienta Seus santos em como viver na face da terra durante seus dias de vida. Como deve ser o procedimento de cada crente sincero, em meio às maldades, ódio, impiedade e injustiça praticadas por homens e mulheres que vivem no pecado. Noutras palavras Deus está orientando aqueles que O temem a manterem um procedimento adequado, diferente, santo, sem ira, sem vingança, esperando sempre em Deus como aquele que defende os Seus e que age com justiça. Mas, Deus deixa claro que Ele está agindo em vingança contra os ímpios; que o Senhor é vingador; que Ele cuida da terra, da criação e que os atos iníquos dos homens no pecado são vistos e odiados por Ele.
         Caro leitor, outra palavra aparece no cenário bíblico. É o termo “ímpio”. Indica como cada atitude dos homens no pecado, mesmo aquilo que parece aos seus olhos tão inocente e puro, não passa de afronta a Deus. “Impiedade” é o viver normal do homem nesta vida em não dar glórias a Deus no viver. Tudo o que é feito no pecado, mesmo que seja religioso, atraente e bondoso, tem em vista a glória do homem. Impiedade é roubar de Deus a glória que pertence exclusivamente a Ele. É atrevimento viver assim. Homens e mulheres pisam em lugares santos, porque a terra, bem como o céu, pertence ao Senhor. Utilizar tudo o que existe, inclusive cada membro de nosso corpo, a fim de viver para si mesmo, agradando suas paixões e prazeres é furto, roubo; homens e mulheres estão lidando com o Santo e glorioso Senhor.
         Note o que Paulo diz em Romanos 1:18: “A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade em troca da injustiça”. Note bem o que aparece primeiro em relação aos homens: “impiedade”. Revela claramente que entrar neste mundo e viver no pecado é entrar em território alheio e usar o que não é seu para seus próprios prazeres.
         Estou certo que a dureza do coração e o orgulho do pecado impedem que milhares entendam essas verdades, mas têm aquele para quem Deus usa de misericórdia, abrindo Seus olhos, mostrando a verdade e dando-lhes plena e eterna salvação conquistada por Cristo ali na cruz.

Nenhum comentário: