quinta-feira, 27 de junho de 2013

NECESSIDADE DE PURIFICAÇÃO




Lavai-vos, purificai-vos; diante de meus olhos...” (Isaías 1:16)
         Ó quanto os homens precisam saber desse fato! Nos dias de Isaías as atividades religiosas promovidas pelos líderes religiosos, especialmente pelos avarentos falsos profetas, enchiam as multidões de uma impressão de que tudo estava muito bem. Afinal, eles estavam fazendo tudo que a religião judaica exigia, conforme a lei de Moisés. Estavam dispostos a fazer muito mais, pois a nação tinha recursos devido a prosperidade material nos dias do Rei Uzias.
         Porém, o fato é que eles, com suas contínuas atividades tentavam encobrir a maldade de seus corações corrompidos. A nação estava apodrecida no pecado. Vemos isso na hipérbole vista no verso 6 do cap. 1: “Da planta dos pés até à cabeça não há nele coisa sã, somente feridas; feridas frescas que não foram espremidas, nem atadas, nem amolecidas com óleo”.
         O engano de seus corações endurecidos e corrompidos pelo pecado fazia com que ficassem surdos e não atinassem para a mensagem de juízo da parte de Deus por meio dos profetas. As melodias religiosas, as festas, as devoções, os dízimos e ofertas e todo sentimentalismo, não podiam encobrir as maldades de seus corações corrompidos e sujos diante de Deus. Por essa razão é que o Senhor olhou para eles, e como que grita dizendo: “Lavai-vos, purificai-vos; diante de meus olhos...”. É o Santo de Israel mostrando Seu ódio contra o pecado em toda sua manifestação! É o Senhor mostrando Seu furor e disposição de punir o mal, especialmente em corações hipócritas! Mas, acima de tudo é o Senhor em Sua misericórdia mostrando àqueles homens a necessidade humilhação e arrependimento.
         Ó, quanto vemos a religião evangélica moderna seguindo o mesmo caminho! Quantas músicas, louvores, sentimentalismos, instrumentos de todo tipo, dízimos, ofertas, sacrifícios, atividades sociais, etc. Mas, eis que o abandono da Palavra deixa claro que tudo não passa de artifícios humanos. Tudo tem sido feito para encobrir a realidade de corações endurecidos, amantes do mundo, da iniquidade e que odeiam o Senhor. Nada mais é ouvido sobre a necessidade de arrependimento, de conversão a Cristo, de novo nascimento; nada mais de pregação sobre o pecado e da necessidade da purificação pelo sangue remidor do Cordeiro de Deus.
         Mas a mensagem mudou? Por acaso, o imutável Senhor mudou? Abandonou o Senhor Sua santidade, a fim de aliar-se com satanás e com o mundo? Não! Absolutamente! A mensagem continua firme para todos os homens, em todos os lugares: “Lavai-vos, purificai-vos; diante de meus olhos...”. Os servos do Senhor continuam fiéis em anunciar que homens e mulheres não podem adorar a Deus, nem orar ao Senhor, nem andar com Deus neste mundo, nem entrar no céu enquanto não forem lavados e purificados mediante o sangue remidor!
         Caro leitor, a euforia do momento e os gritos de louvores não passam de abominação, caso os homens não se arrependam e se convertam de suas maldades, idolatrias e mentiras. A mensagem da cruz vem para silenciar e prostrar os homens perante o Senhor e fazê-los reconhecer que não passam de caco e que serão punidos eternamente, caso não invoquem o Nome do Senhor para serem salvos!

Nenhum comentário: