sexta-feira, 28 de junho de 2013

AS DUAS PROVAS DA REBELIÃO DO HOMEM (7)







Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram para si cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas  (Jeremias 2:13).
         Caro leitor tenho empenhado em mostrar nas Escrituras como o que estava acontecendo com Israel nos dias de Jeremias mostra fielmente os homens no pecado; como abandonaram o Senhor, ao obedecer a voz da serpente, e agora provam isso pelos seus atos.
         Outra palavra que aparece no cenário bíblico é “injustiça”. Ela revela o efeito perverso do pecado nos relacionamentos. Ao deixar o Senhor imediatamente o caminho do homem passou a ser tortuoso. O mundo é um cenário de injustiça e isso é aterrorizante, porque ao viver no pecado, homens e mulheres vão diametralmente contra os princípios da própria criação de Deus. A criação de Deus foi estabelecida com justiça; Deus rege todas as coisas com justiça. Portanto, o andar no pecado não conduz ninguém em sensatez, sabedoria, prudência, ordem, moral, santidade, poder e respeito. Tudo opera contra essas coisas; tudo milita em destruição e a própria criação volta-se contra os rebeldes.
         A injustiça proclama que os homens estão se ferindo, maltratando uns aos outros; que o ambiente é de covardia e que tudo é transformado em ódio, vingança e suspeita mal. A injustiça indica que nada dessa prática resulta em benefício eterno; que a sociedade irá sofrer, especialmente os mais fracos. A injustiça indica que se não fosse a intervenção punitiva de Deus tudo seria transformado em terror. A injustiça indica que o reino montado pelos homens não há de prevalecer; que tudo será julgado e merecidamente punido.
         As peças do pecado são talhadas com veneno, por isso nada é sustentável e na tentativa de buscar conforto, alegria, prazer e felicidade sem Deus, os homens veem como de repente tudo acaba e que eles têm que continuar lutando pelo nada: “...e trabalharão os povos em vão, e as nações se cansarão só para o fogo” (Jeremias 51:58). O Senhor reina, por isso continuamente o fogo da Sua ira desmancha os atos dos homens. Dando as costas para o Santo de Israel, homens e mulheres não percebem que todos os seus esforços são em vão e que o reino de Deus exige que a justiça mostre sua força e seus santos atos.
         É completamente impossível que o pecado reine, justamente porque a criação é de Deus, o território é santo e sagrado. A própria criação clama por justiça; cada centímetro onde os homens estão praticando seus atos de injustiça está sob a vigilância do Sábio e santo Senhor, por isso os homens sempre sairão perdendo e escorregando para o juízo.
         Meu caro leitor, o que mais direi acerca da tão triste e deprimente decisão dos homens no pecado? Acaso tem palavras que possam explicar a essência da insensatez e da loucura? Ora, o mundo é assim! É simplesmente suicídio pisar no solo terrestre, viver nele, gozar dias e anos no pecado! É assustador, porque Deus mesmo conclama a criação para testemunhar os atos aterrorizantes dos homens, porque deram às costas ao Santo Senhor: “O céu e a terra tomo hoje por testemunhas contra ti...”.
         O que posso fazer é exortar meus leitores e orar que a misericórdia do Senhor venha sobre eles, a fim de compreenderem essas coisas. A decisão do pecado cercou homens e mulheres com os terrores da Ira santa do Senhor, mas é no meio desse ambiente de juízo que o Senhor tem dado vazão à Sua compaixão. O engano do pecado diz no coração do homem que Deus não é Deus; que Deus não é capaz. O engano do pecado empurra os homens para o campo de guerra, sem que eles mesmos percebam o quão aterrorizante é lutar contra Deus.
         Mas é aqui que venho mostrar o quanto o longânimo Senhor opera Sua graça em salvar perdidos em plena zona de guerra. A mensagem do evangelho proclama salvação! A mensagem do evangelho anuncia o ministério glorioso do grande Senhor e Salvador! Satanás está perdendo súditos em seu reino, porque Cristo está chamando pecadores, tirando-os das trevas para a Sua maravilhosa luz! Cristo está transformando corações, para que homens possam beber da água viva e viverem aqui e na eternidade para a glória e louvor de Deus!

Nenhum comentário: