quinta-feira, 27 de junho de 2013

O PRECIOSO SANGUE (9)




Mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo” (1 Pedro 1:19).

                Caro leitor, quanta riqueza da graça chega até nossos corações através desse verso! É uma verdadeira joia preciosa, dadas pelo Espírito Santo, a fim de adornar a igreja de Deus e prepará-la para o encontro com o Rei naquele grande dia.
         Tenho mostrado  no texto o quanto o precioso sangue mostra sua eficiência e suficiência: “...fostes resgatados...”. Na inspiração do Espírito Santo, Pedro se ocupa em manter os santos distantes do orgulho, pois somos propensos a esquecer nossa origem no pecado. Satanás luta para apagar a história da redenção de nossas mentes tão limitadas, mundanas e carnais. Como aconteceu com Israel durante sua história, acontece com os santos de Deus em todo tempo. Por essa razão que Deus mantém seu povo sob disciplina, a fim de garantir contínua humildade e santidade (Hebreus 12). O caminho pelo qual o Senhor guia Seu povo rumo à glória é um caminho oposto à mentalidade que tínhamos quando estávamos no pecado. Se deixar os santos sem a luz da verdade, certamente eles hão de tropeçar na vaidade.
         Caro leitor, por essa razão jamais devemos abandonar o caminho da gratidão e do temor ao Senhor. A Palavra de Deus nos faz lidar com o passado. Claro que não devemos viver remoendo nosso passado, a fim de que lembranças terríveis não venham atormentar nosso viver no presente. Mas, nossa história em Adão deve ser uma filmagem constante em nosso íntimo, para que não esqueçamos de que foram portentosos braços de misericórdia que nos abraçaram e nos arrancaram da escravidão mundana. Precisamos ser conservados com nossos corações contritos e a história da redenção pelo sangue é humilhante para os corações não santificados, porque nos coloca como zeros à esquerda. Somos constantemente exortados a oferecer a Deus sacrifícios de ações de graças e isso só pode ser feito por almas humildes, tementes e gratas. O que Pedro está nos ensinando é que a salvação custou altíssimo preço; que foi por amor eterno que nosso Senhor se entregou na cruz; que realmente Ele amou a igreja com amor sacrificial e que nada fizemos para isso, nada houve de nossa participação, porquanto o Cordeiro foi sozinho sofrer e ser esmagado pelos turbilhões da Ira de Deus; sozinho foi que ali sofreu para comprar Sua igreja constituída de pecadores.
         Ó caro leitor, será que essa preciosa história invadiu seu coração? Como podemos deixar de lembrar da nossa miséria de outrora? Os salvos estão livres do profundo poço de perdição, tudo por causa desse Deus que é riquíssimo em misericórdia (Efésios 1:3). Ó, lembremos-nos da nossa miséria como escravos do pecado! Lembremos bem como servíamos o pecado como escravos! Como podemos esquecer que da cabeça aos pés estávamos curtidos de miséria; que estávamos marcados pela sentença divina, como culpados, condenados e sentenciados para o fogo eterno! Paulo em Efésios 2 mostra que toda nossa posição de honra e de glória que temos em Cristo agora e para sempre foi devida a visitação misericordiosa do Senhor: “Mas, Deus que é rico em misericórdia...” (Efésios1:3). 
         Caro leitor, também o mundo ao derredor é prova da nossa antiga condição. O Senhor Deus permite que milhares de Seus santos ainda transitem neste vale da sombra da morte; que vejamos o “vale de ossos secos” (Ezequiel 37); que por meio das aflições tenhamos nossos corações abarrotados de misericórdia ao contemplar a miséria deste mundo. Somos um povo liberto no meio de milhões de homens e mulheres acorrentados no pecado. Então, diante de tudo isso não deve haver lugar para corações ingratos, desobedientes. No meio do povo de Deus não há lugar para uma fé que afronta e desafia Deus; para elementos conspurcados por desejos malignos e mundanos. O povo santo tem em seus lábios o hino da redenção!
         O povo santo pode contar sua história de que eram ovelhas desgarradas, mas achadas pelo Bom Pastor! E você caro leitor, conhece já essa história da redenção? Está plenamente certo que estava perdido, mas foi achado? Que estava morto, mas que foi ressuscitado retirado deste vale de ossos secos?

Nenhum comentário: