quarta-feira, 26 de junho de 2013

JUIZO E MISERICORDIA




“Agora, pois, deixa-me, para que o meu furor se acenda contra eles e os consuma. Então eu farei de ti uma grande nação” (Êxodo 32:10)
        O povo de Israel em festa lá em baixo nem sequer imaginava o que estava acontecendo no cume do Monte Sinai. O grande líder Moisés estava como que tentando interceptar a ação punitiva de Deus contra o Seu povo que acabara de fazer um bezerro de ouro para adorar blasfemando assim do Nome Glorioso do Deus de Israel.
                O fato é que nunca saberemos o que realmente significa “os atos de Misericórdia de Deus” enquanto não entendermos o que significa “os atos de Juízo de Deus”. Tem que haver o “ afiado machado” da lei apontado para cortar a raiz do mal; deve haver a “enxada” aterrorizante da justiça de Deus para exterminar toda iniqüidade; deve haver o “raio x” da aterrorizante lei de Deus para mostrar a maldição do pecado oculta no coração do pecador. A pregação moderna omite o Juízo, então, nunca haverá razão para a exibição da Misericórdia. Eles tentam cavar um túnel por debaixo do Monte Sinai a fim de não enxergarem a Santa Lei que amaldiçoa o melhor entre os homens. Mas a verdade permanece que não existem atalhos para chegar ao Monte do Calvário. Tem que passar pela lei para chegar lá.
                A trágica verdade é que retiraram o Juízo de Deus dos púlpitos. Os pecadores hoje desconhecem os reais estados de seus corações enganosos e corrompidos, por isso nem sabem o que significa as maravilhas de um Deus que é “Riquíssimo em Misericórdia”. Convém que entendamos isso. Moisés foi triunfante em conquistar o coração compassivo de Deus por meio de intercessão em favor do seu Povo porquanto viu o terror do Juízo de Deus marchando em direção ao arraial.
        Os irmãos de José puderam conhecer a face misericordiosa de José somente depois de chorarem em face do ambiente de Juízo que foram colocados para serem testados em humilhação. Os três amigos de Jó seriam executados pelo terror da Ira divina não fossem as súplicas de Jó perante Deus em favor deles. Nunca teríamos o Salmo 51 onde relata o coração arrasado de Davi perante Deus em face de sua tão terrível culpa, se não fosse a coragem de Natã perante o rei para apontar a gravidade de seu pecado de adultério e assassinato.
                Deve, sim, haver juízo. Dentro da igreja, dentro de nossas casas, dentro de nossos corações. Encaremos isso seriamente. Se não houver juízo encararemos a desgraça causada pelo pecado. Sem um ambiente de juízo o pecado chega bem disfarçado e lisonjeador. A mentira chega encoberta com o glacê da verdade; a fornicação vem adocicada de direitos humanos; o adultério vem adornado de piedade, etc. O pior é que depois o juízo chega sem misericórdia como ocorreu com Sodoma e Gomorra.

Nenhum comentário: