sábado, 29 de junho de 2013

A FÉ CIRCUNSTANCIAL




“...e, forçado pelas circunstâncias, ofereci holocaustos” (1 Samuel 13:12)
         Caro leitor, não podemos negar que o primeiro rei de Israel era um homem de fé, mas seus atos comprovaram que a fé que ardia em seu peito, não era a fé genuína, provada e aprovada por Deus. A fé que Saul tinha era a fé que os homens naturais possuem; era a fé cujas asas não eram de águias (Isaías 40:31). Sobrevoava sim, mas como galo e galinha podem voar até certa altura, mas logo descem para a terra.
         Saul estava provando por sua fé que aquilo que ele realmente queria – a glória para si mesmo – estava conseguindo pela sua própria habilidade e não por obediência simples e singela à Palavra do Senhor Deus. Era um homem zeloso e caprichoso, mas usando o estilo carnal e presunçoso do homem em avançar conforme manda seu coração e não submisso à liderança do grande General e Capitão – o Senhor dos exércitos. A religião de Saul era a religião dele; conforme o que ele pensava e queria fazer. Seu sistema de adoração era padronizado por ele mesmo. Por isso, quando algo não estava dando certo, então imediatamente as providências eram tomadas segundo o que ele queria. Por essa razão ocupou a posição de sacerdote, quando ali ofereceu holocausto, algo terminantemente proibido.
         Caro leitor, a fé circunstancial é assim, e Saul teve esse modelo de fé, aliás tão abraçada pelo sistema religioso moderno. O princípio é o mesmo – seja feito segundo a tua fé. A fé circunstancial não pode esperar em Deus; não há qualquer sinal de submissão e obediência aos detalhes, por essa razão a fé circunstancial é pegada nas armadilhas das dificuldades que aparecem na vida. A fé circunstancial opera assim, e está sempre tomando a dianteira da Palavra de Deus. A fé circunstancial tem consigo seus apetrechos de guerra, pois confia plenamente na capacidade dos homens e acredita no braço forte dos homens, a fim de que aquilo que quer seja alcançado.
         Caro leitor, a fé circunstancial é essencialmente desobediente à Palavra de Deus; é atrevida e não submissa. A fé circunstancial busca a honra e a glória para si, por essa razão Saul foi censurado no cap. 15. Ao pensar que estava cultuando a Deus, realmente estava adorando e oferecendo culto aos demônios (1 Samuel 15:23). É esse o tipo de fé moderna. Ela é fabricada no “quintal do diabo”; ela é feita dos mais coloridos plásticos da natureza carnal, por essa razão não pode suportar o fogo da provação, por não ser feita do puro “aço celestial”. Essa fé parece que está subindo às alturas das bênçãos, parece tão atraente e cheia de fervor, mas logo que a pressão chega ela muda de rumo.
         Quanta diferença da fé verdadeira – a fé que pertence aos verdadeiros convertidos e salvos. A fé genuína não é circunstancial, ela é submissa e obediente a verdade revelada. A fé verdadeira não busca honras e glórias para si, mas perseverança em fazer com que Deus seja exaltado em tudo. A fé genuína sobe com asas de águias às alturas da confiança; anda com perseverança, corre com firmeza e quando precisa há de voar em oração e santa dependência de Deus.
         Oh! Quão terrível é a fé circunstancial! Em nada ela tem a admiração do Senhor! Não demora muito e ela mostrará seu completo fracasso e revelará que nada tem no céu e que por isso está de mãos dadas com o mundo, com a impiedade mundana e com esse sistema maligno de promessas passageiras.
         Caro leitor, se sua fé é circunstancial, tudo aquilo que você tanto anela há de achar aqui mesmo. Você quer dinheiro, fama, prestígio, saúde e amizades, então seja feito conforme a sua fé. Mas logo você verá que tudo o que você tanto almeja derreterá em suas mãos e tornará seu coração mais duro e obstinado contra Deus e contra a Palavra Dele!

Nenhum comentário: