quarta-feira, 26 de junho de 2013

O VERDADEIRO PECADOR (5)



      

“Se confessarmos os nossos pecados Ele é Fiel e Justo para perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 João 1:9).
         A bíblia é um livro revelador! Quando procuramos fingir; quando procuramos nos enfeitar de adornos religiosos; quando procuramos escapar de ser descobertos em nossas maldades, estamos mostrando, na prática que não há, e que nunca houve qualquer indicio de confissão. A Palavra de Deus vem para denunciar nossos esconderijos; nossos vícios; nosso linguajar destruidor; nossas malícias mentais; nossos caminhos errados, etc., o que acontece normalmente é que fugimos diante dessa luz reveladora. Estamos, como que dizendo: “não quero uma mensagem desse tipo. Esse Deus é muito duro. Prefiro um lugar mais escuro onde me sinta bem porque diante dessas verdades estou me sentindo mal”. Espero que minha linguagem esteja sendo bem clara aos ouvidos que agora estão apurados para ouvir esta mensagem.
         Amigo leitor, Deus não convida o homem para dialogar com Ele; para participar, por assim dizer, de uma “mesa redonda” a fim de chegar a uma conclusão a respeito daquilo que ele fala em Sua Palavra. Seja Ele verdadeiro e todo homem mentiroso. Ele, o Grande Deus, é aquele que é Santo e que habita as alturas; aquele que em nada precisa do pecador; que não pôs à venda Sua obra de salvação; que não busca opiniões democráticas. Não! Ele é Deus! Rei do Universo! Senhor dos Senhores! Aquele que não depende de ninguém para ser o Deus de toda Glória. Ele afirma que conhece o soberbo de longe, mas que se inclina para o aflito e abatido de Espírito e que treme perante Sua Palavra. Deu para o amigo perceber que confissão é algo muito humilhante para o pecador?
         Mas, quero em ir adiante. Até agora tenho procurado deixar claro a respeito da necessidade de confissão por parte daquele que almeja conhecer a verdadeira salvação conforme está delineada em 1 João 1:9: “Se confessarmos os nossos pecados...” Digo e afirmo que é impossível para o homem por meio de sua natureza pecaminosa, proveniente de um Adão caído, sim é impossível para ele achegar-se a Deus em confissão. Assim como o peixe não pode sobreviver fora da água, é impossível para o homem natural por si próprio ir a Deus em confissão. É uma atmosfera espiritual onde o homem natural não pode achar oxigênio para respirar. São coisas espirituais, por isso é loucura para o homem não nascido de novo. Assim como não se espera que um elefante venha a voar, também não se espera que o pecador, enfermado pelo pecado da cabeça aos pés, por ele mesmo, de iniciativa própria, possa subir às alturas da confissão. Ele não tem asas espirituais para sobrevoar os lugares celestes. Sendo assim é de entender que confissão é um milagre, e sendo milagre não há como explicar, porquanto, no momento que você conseguir explicar um milagre, então deixa de ser milagre. Mas os olhos da fé almejam sondar a palavra de Deus; os ouvidos da fé querem escutar os doces ensinos dados pelo Espírito Santo. Como um avião só pousa no lugar adequado, assim também a fé cristã pode chegar e só achar lugar de pouso na Palavra de Deus.
         Quero levar o leitor para ouvir o que o próprio Deus fala. Com a provisão da graça tomarei algumas passagens para explicar por meio delas que o homem, por si mesmo não pode achegar a Deus, e que é Deus mesmo que realiza essa obra portentosa de levar o pecador ao arrependimento. É o Senhor que se achega ao pecador. É Ele mesmo quem desce do Seu sublime lugar a fim de posicionar-se perante a alma humilhada. Mesmo que seja humilhante para os corações rebeldes, a verdade é que a salvação bíblica parte do coração compassivo a fim de conceder o perdão ao culpado. Tal verdade é nova de alegria para um pecador que anseia a salvação. É a riqueza da graça! É a história de um amor eterno em favor do perdido. É grandiosa a salvação! Há plena harmonia entre a salvação e um perdido pecador! Tem alguém perdido? Então o Salvador está perto.

Nenhum comentário: