domingo, 30 de junho de 2013

A TRISTE DECISÃO DO PECADOR (19 b)




"Assim diz o Senhor: Ponde-vos à margem no caminho e vede, perguntai pelas veredas antigas: qual é o bom caminho; andai por ele e achareis descanso para as vossas almas; mas eles dizem: não andaremos." Jeremias 6:16.
A BENÇÃO DESSE CAMINHO (primeira)


Amigo leitor, eis que novamente deparamos com a aparente simplicidade da bênção, que Deus promete aos pecadores dispostos a deixar o caminho largo e passar a percorrer o bom caminho. Porém, nada há que possa atrair um coração apaixonado pelos favores mundanos. O fato é que, ”É melhor um prato de hortaliça onde há amor do que um boi cevado e com ele contendas” (Provérbios 15:17), mas a famigerada natureza carnal salta para apossar-se do “boi cevado” preparado e posto na mesa mundana pelo príncipe deste mundo, mesmo que as conseqüências sejam gravíssimas.  A insensatez do pecado impossibilita o coração a meditar e considerar as verdadeiras riquezas que a alma tanto precisa que são achadas somente por quem anda pelo bom caminho.
         Mas, o que mais a alma precisa? Não é de descanso e paz? Pergunto, pode o mundo fornecer essas bênçãos? Jamais! O mundo promete uma paz, mas ela é perigosa e traidora, porquanto não é um bem durável. Ela seca como a água que é jogada num chão ressequido; evapora como a fumaça; passa rapidamente como um breve conto, porque ela vem de fora, do mundo e não atinge a alma, mas simplesmente alivia as tensões da carne. Satanás tem pesquisado e achado em todo seu reino muitos paliativos para manter homens e mulheres enganados. Ele é um psicólogo de primeira, e tem ajuntado tudo o que seu sistema religioso pode oferecer de melhor, a fim de que as multidões sejam mantidas entretidas, ocupadas nesse vastíssimo território de escravidão.
         Porém, vou ainda mais longe ao afirmar que a estrutura deste mundo possui um profundo conceito de perigosa paz. Se o coração for achado endurecido e obstinado contra a verdade revelada, imediatamente surge toda provisão terrena para adornar e revestir o pecador de uma aparente calma. Não faltam os ministros da mentira para trazer um envenenado conforto e dar ao coração a certeza que tudo irá permanecer normal no seu trajeto. O coração endurecido é imediatamente cercado com a paz de que tem um deus ao seu lado; será sempre convencido que o amanhã será bem melhor, cheio de alegrias, de saúde e prosperidade.
         Quando a alma for ameaçada e parecer que tudo estará desmoronando, eis que surgem os mensageiros para avisar que está tudo bem e que logo a calma virá. Em seu vastíssimo império maligno satanás sabe funcionar muito bem como um deus. Ele encanta seu mundo como um anjo de luz, e seu fulgor faz acender o fogo do prazer e da paixão nos corações rebeldes contra a verdade. Quando ele recebe autorização daquele que reina no céu e na terra, seu mundo funciona com um gosto paradisíaco.
         Veja amigo leitor, como os caminhos ímpios são lindos e atraentes comparados às antigas veredas. Deus não apresenta as glórias eternas imediatamente em seu caminho. Ele aponta aquilo que é útil ao pecador; aquilo que o homem precisa para sua jornada aqui. Nada melhor, mais rico, mais precioso do que a paz encontrada no caminho santo. Jesus deixou essa paz para Seus discípulos e foi bem claro em afirmar que Sua paz não era igual a paz que o mundo dá. Na próxima lição procurarei abordar a respeito dessa paz desfrutada por corações obedientes à verdade: “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (João 8:32).


Nenhum comentário: