quarta-feira, 26 de junho de 2013

NÃO VOS CONFORMEIS




“E não vos conformeis com este século...” (Romanos 12:2).

        A palavra “século” tem um significado importantíssimo no novo testamento. Ela significa um período de tempo. No nosso entendimento “século” equivale a cem anos. Mas na linguagem bíblica claramente percebe-se que se trata daquele período pelo qual estamos passando dentro de um espaço de tempo de mais ou menos cem anos. Para lançar luz ao nosso entendimento, ela não somente trata-se do tempo como também do que acontece dentro daquele período de tempo. A verdade é que o termo “século” exibe as maravilhas da Palavra de Deus, o quanto o Livro Santo é simplesmente atualíssimo. Tudo o que foi escrito para os santos de duzentos, trezentos, mil anos atrás, foi também escrito para o povo de Deus agora. Então, quando Deus está nos exortando para que não conformemos com este século, Ele fala conosco agora mesmo, bem como falou para Seu povo no passado.
        Vamos, portanto à pratica daquilo que vemos em Romanos 12:2. Paulo está afirmando que este período de tempo no qual vivemos agora tem um forte poder nele para nos atrair e nos forçar a aceitar seu estilo de vida e fazer com que adaptemos a ele também. Eis a razão da tremenda exortação: “Não vos conformeis...”. O verbo significa “ser amoldado”. O mundo ímpio vive assim. Satanás faz com que homens e mulheres sigam o curso deste mundo com todo prazer e facilidade. Os servos do pecado não guerreiam contra isso, pelo contrário eles descem correnteza rumo ao abismo sem que percebam os perigos que lhes cercam.
        Amado irmão, esta ordem foi dada aos santos. Sérios perigos rondam o povo de Deus. Este presente século luta para que o crente pense como o mundo pense, e viva como o mundo viva. Há uma tentativa para que aceitemos a mentalidade religiosamente afastada de Deus. Há uma luta sem trégua para que adaptemos à modalidade sexual da época. Há uma batalha contínua para que curvemo-nos à preocupação com luxos e prosperidades. Os crentes devem fugir disso. O mundo não mudou e nem vai mudar. Sua mentalidade é diabólica. Sua energia vem daquele que é o “espírito que atua nos filhos da desobediência”, e trás consigo seus terríveis resultados.
        O povo de Deus deve ser diferente. Estamos no mundo, mas não somos dele. Quando um crente segue os padrões deste século buscando alegria, vida e prazeres aqui, terá como resultado tristezas e descontentamento. Somos Daquele que veio aqui para “nos desarraigar deste presente século mau” (Gálatas 1:4). Pertencemos ao Deus Santo e é nosso dever viver para Ele e para a Glória Dele.






Nenhum comentário: