quarta-feira, 26 de junho de 2013

DEPRAVAÇÃO TOTAL




“Eu nasci na iniqüidade, e em pecado me concebeu minha mãe” Salmo 51:5

                É tremenda a hostilidade dos homens contra a doutrina da depravação total. Os homens amam a lisonja espiritual e adoram ouvir que eles são descendentes da pureza da santidade e que estão cheios de justiça. Ficam rangendo os dentes quando ouvem a Bíblia denunciando sua origem na miséria do pecado. Não podem tolerar um João Batista chamando-os de “raça de víboras” (Mateus 3:7), nem tampouco um Jesus afirmando serem eles “filhos do diabo” (João 8:44). Não toleram a verdade bíblica porque a Palavra Viva denuncia a origem do homem em sua queda e expulsão do Éden e aponta seu destino para o fogo eterno.
                O salmista confessou sua triste situação no pecado quando caíu no adultério e cometeu assassinato (2 Samuel 11). Foi depois que bebeu o amargo fel do desgosto da ira divina que aquele homem soube a respeito do que verdadeiramente significa o pecado no íntimo. O Salmo 51 é o homem chegando perante a face Santa e Justa do Grande Deus e ali expondo perante o Trono de Misericórdia o que ele realmente é. Não foi uma desculpa do salmista; não foi uma tentativa de se justificar pelos seus horrendos atos cometidos; não foi uma transferência de sua culpa para sua mãe. Foi uma genuína confissão.
        Na confissão de Davi vemos o homem como ele exatamente é. Não há disfarce ali; não há lugar para hipocrisia. A verdade vista por Deus em seu íntimo ficou escancarada perante sua face de terror, de tal maneira que a única solução foi clamar pedindo misericórdia diante do Trono de Misericórdia.
                Diante da face compassiva do Senhor, o salmista confessa sua situação no pecado. Ele está acordado para o fato que entrou neste mundo já pronto e quentinho para cometer iniqüidade: “Eu nasci na iniqüidade...”. Quando nasceu, debaixo de sua língua infantil já tinha veneno de víbora e estava pronto para blasfemar contra Deus e atacar seu próximo. O adultério e assassinato estavam no recôndito do coração como lobos prontos para o ataque na ocasião própria.
        O salmista está tomado pela realidade do pecado, de tal maneira que ele vai ainda mais profundo mostrando a causa de tudo isso: “... Em pecado me concebeu minha mãe”. Fora gerado no pecado; veio de um Adão pecador; sua mãe ficou grávida de um pecador e não de um santo; de um impuro e injusto. Davi ficou sabendo do que ele realmente era, e que toda bênção do seu viver até aquele momento foi a atuação da graça de Deus.
                A doutrina da depravação total mostra o que somos por nascimento: “Eu nasci na iniqüidade...” e a nossa origem: “...em pecado me concebeu minha mãe”. Precisamos saber dessas coisas e o mundo perdido precisa ouvir a respeito dessa verdade que é tão salutar para as almas conhecer a suficiência da Graça de Deus.
               

Nenhum comentário: