quinta-feira, 27 de junho de 2013

O VERDADEIRO PECADOR (6)




“Se confessarmos os nossos pecados Ele é Fiel e Justo para perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 João 1:9). (quarta)
         Continuando o assunto da lição anterior vou tomar primeiramente Jeremias 30:21: “O Seu príncipe procederá deles, do meio deles sairá o que há de reinar; fá-lo-ei aproximar, e ele se chegará a mim; pois quem de si mesmo ousaria aproximar-se de mim? Diz o Senhor”. Nessa passagem profética Deus faz promessas para a nação de Israel, a fim de fazer do povo que retornaria do cativeiro, o Seu povo. Deus afirma que ao príncipe de Israel, Ele o faria aproximar-se Dele. Então, o próprio Deus pergunta: “...pois, quem de si mesmo ousaria aproximar-se de mim?...” Temos aí uma poderosa passagem que expõe, não somente a suficiência da Graça de Deus, como mostra a completa incapacidade do homem em seu estado natural de achegar-se a Deus por si mesmo. Deus está mostrando para o povo de Israel que somente Ele poderia fazer com que um homem pudesse aproximar-se Dele.
         Vamos ao Novo Testamento. Em Romanos 3:11 Paulo afirma: “Não há quem entenda, não há quem busque a Deus”. Paulo deixa bem definido o assunto: “Não há quem busque a Deus”. Outra poderosa afirmação é feita por nosso Senhor Jesus Cristo em João 6:44: “Ninguém pode vir a mim se o Pai que me enviou não o trouxer...” A Bíblia toda sustenta esse ensino. Sendo assim, posso afirmar com toda ousadia, que é impossível para qualquer homem, não importa a idade, a raça, a cor, a condição social, o grau de religiosidade, se é ateu ou crê na existência de Deus, jamais pode ir a Deus por si próprio, aliás, nem sequer tem qualquer interesse. Seu caminhar é para baixo; sua inclinação é dirigida sempre rumo ao pecado; seu prazer é para aquilo que está ligado à sua natureza carnal; sua religião é puramente idolatria; seu deus é fabricado por suas mãos ou sua mente; sua adoração é festa da carne; seu paraíso são os prazeres terrenos. O homem entregue a si mesmo quer argumentar contra Deus: está sempre em pé de guerra contra Deus; desferindo golpes contra a verdade de Deus; com as armas do coração empunhadas contra o Reino do Céu; transitando o caminho largo que conduz à perdição, ama esse caminho e não tem um mínimo de prazer em abandoná-lo; o seu lugar de prazer é a terra e não o céu.
         Talvez o leitor possa ter chegado a uma conclusão de desespero em relação ao homem. Talvez toda esperança tenha sucumbido ante essas verdades reveladas a respeito da triste situação do homem no pecado. Mas eu falei em milagres, e o Deus da bíblia opera milagres, mui especialmente no que concerne à salvação! Ele é o único que opera maravilhas; que pode transformar o coração endurecido e revoltado do homem em um novo coração. Será que um pecador pode achegar-se a Deus em sincera confissão de seus pecados? Em estado de sincero arrependimento e convicto da necessidade de misericórdia por parte de Deus? Pode, porque é Deus quem opera isso. O arrependimento vem de Deus; o desejo de conhecê-Lo é algo colocado pelo próprio Deus no coração. Ai de nós se tivéssemos que esperar de nós mesmos! Seria a mesma coisa que esperar que um morto por si mesmo ressuscite. Todos aqueles que foram salvos foram levados ao Salvador mediante o majestoso trabalho realizado pelo Espírito Santo e pela Palavra. Por que prego a Palavra de Deus? Por que prego o evangelho? Porque justamente Deus opera Seus milagres de salvação através da mensagem, trazendo convicção de pecado ao coração do pecador que Ele quer salvar. Paulo cria nisso. Ele afirmou: “Pois não envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê...” (Romanos 1:16). O milagre da salvação Deus está realizando, e isso significa que agora Ele pode salvar. Se há alguém que deseja achegar ao Senhor Jesus Cristo em sincera confissão de fé, crendo Nele para ser o seu Salvador e Senhor, pode estar certo que é Deus mesmo, quem está operando em seu coração levando-lhe ao arrependimento, e pode estar certo também que o Salvador é Fiel e Justo para perdoar e purificar.

Nenhum comentário: