quinta-feira, 27 de junho de 2013

A INCLINAÇÃO NATURAL DO PECADOR 17



"Assim diz o Senhor: Ponde-vos à margem no caminho e vede, perguntai pelas veredas antigas: qual é o bom caminho; andai por ele e achareis descanso para as vossas almas; mas eles dizem: não andaremos." Jeremias 6:16.
NA BUSCA DO CAMINHO CERTO (primeira)
         Quão preciosa é a Palavra de Deus! Sua sabedoria está à disposição dos humildes de coração; suas riquezas disponíveis aos pobres de espírito e suas veredas de justiça e santidade aos que almejam trilhar caminhos retos. Estamos contemplando as grandes manifestações da misericórdia salvadora do Deus que se revelou nas Sagradas Letras. Ele é o Deus que neste mundo executa justiça e juízo, mas que acima de tudo, tem prazer em exibir Seu coração riquíssimo em misericórdia. Seu ministério é salvar perdidos, e o verso de Jeremias 6:16 expõe essa tão grande salvação. A mensagem de advertência aos judeus arrogantes dos dias de Jeremias, é a mensagem que Deus tem aos homens de todas as gerações e de todos os lugares deste planeta.
         A quarta lição deste verso mostra-nos que Deus vai mais adiante atraindo os pecadores ao Seu amor eterno. Ele impulsiona os homens a usar a inteligência em investigar as antigas veredas; parar de olhar o horizonte ilusório deste mundo e passar a investigar os caminhos pelos quais homens santos trilharam. “O Senhor conhece o caminho dos justos...” (Salmo 1:6), e tais veredas são iluminadas pela revelação escrita. Mas não para na mera inquirição, porquanto é preciso que pergunte: “... perguntai...: qual é o bom caminho...”, e assim andar por ele. Milhares de homens e mulheres descobrem o caminho; são informados a respeito do Caminho Santo, mas a descoberta é para que passem a andar pelas veredas dos justos.
         Meditemos um pouco mais a respeito dessa decisão de deixar o caminho tortuoso para trilhar caminhos retos. Quanta humilhação para tal decisão! Mas necessita da conversão que significa mudança de caminho. Foi feita a avaliação de forma inteligente; examinou com prudência as veredas antigas; soube dos milhares de santos que andaram com prazer por esse caminho; concluíram que é o caminho certo, que não há outro seguro; tudo é claramente revelado; tudo está perfeitamente exposto à investigação do homem inteligente, então, o que deve o homem fazer? Qual a decisão mais sábia a ser tomada? É vida ou morte; é glória eterna ou sofrimento eterno; é subida para o paraíso ou descida para a vergonha. Por que não tomar a decisão rumo ao céu? É o caminho seguro rumo à glória eterna! Nosso Senhor veio e abriu esse caminho para que o pecador possa entrar e andar na plena certeza de saber por onde vai e para onde vai. Será que você vai dar ouvidos aos maus conselhos dos ímpios? Pois é, eles estão freneticamente ocupados em lhe desviar dessa bem-aventurada decisão de se converter a Cristo. No momento da conversão de um homem, o mundo inteiro se une na tentativa de dissuadi-lo. Há uma unidade nas almas mundanas contra o caminho santo. Amigos, vizinhos, pai, mãe e irmãos, todos enfim se unirão na insensatez da carne para zombar e tentar afastar o homem da sua obediência ao Senhor.
         Eu sei o quanto é humilhante para o homem desprezar os caminhos ímpios deste mundo! São belas as planícies que direcionam as almas à Sodoma e Gomorra e a natureza é encharcada de prazer em contemplar as belas construções desta babilônia mundana. Mas, se precisa de humilhação, eis que o Deus de toda Graça concede Sua graça aos humildes. “Invoca-me, e eu te responderei” é a grande promessa Dele.

Nenhum comentário: