quarta-feira, 26 de junho de 2013

BENÇÃO E MALDIÇÃO 27




“Ai de vós os que agora estais fartos! Porque tereis fome” (Lucas 6:25)
OS QUE ESTÃO FARTOS (introdução)
         Prezado leitor, voltemos com nossos corações abertos para a revelação bíblica, a fim de que compreendamos o que nosso Senhor está querendo nos ensinar a respeito de “bênção e maldição” no texto lido. Até agora tenho mostrado o que significa ser “pobre”, explicando que se trata de um estado na alma quando o pecador consegue enxergar sua completa miséria perante o Reino de Deus. Mostrei o lado contrário de pobreza, que é o de estar como um “rico”, controlado no coração pelo espírito deste mundo.
         Esclareci também que é uma situação perigosíssima em que o coração humano se encontra diante de Deus, e milhares de homens e mulheres, jovens, meninos e meninas estão agora dominados pela soberba da vida, estado de riqueza que o pecado lhes colocou. A meditação anterior foi para explicar a passagem onde Jesus chama de “bem-aventurados” os que agora têm fome.
         Hoje, com a Graça de Deus devo explicar o texto onde Jesus mostra a atitude contrária daqueles que agora têm fome. Encaremos firmemente o verso 25: “Ai de vós, os que estais agora fartos! Porque vireis a ter fome”. O fato é que aqueles que agora estão com seus corações cheios da riqueza promovida pelo pecado no íntimo, obviamente estão plenamente fartos, porque quem é rico não tem razão para passar fome. A pessoa que é vista por Deus como “rico”, jamais terá em seu coração a verdadeira fome que leva a pessoa à busca da verdadeira alimentação. Conforme o texto, o “rico” está farto. Espero que o amigo leitor seja prudente em procurar entender a linguagem usada por nosso Senhor no texto.
         Por que essas pessoas estão agora “fartas”? Afinal, elas estão fartas de que mesmo? A resposta bíblica é bem simples, porquanto há uma verdadeira estrutura montada por Deus em toda escritura para expor a verdade do evangelho. O Senhor Jesus se dirige a essas pessoas mostrando que seus corações dominados pela ilusória riqueza do pecado levam-lhes a imaginar no íntimo que elas têm aqui tudo aquilo que querem ter, por isso estão realmente fartas. Ora, essas pessoas nada perderam, mas sim ganharam suas vidas. Lembra o que Jesus diz em Lucas 9:24? “Pois quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á...”.
         A pessoa que carrega em seu coração a riqueza promovida pelo pecado, é aquela que não quer perder a vida aqui. A palavra ‘vida’ que Jesus menciona no texto refere à vida natural, ou aquilo que é da natureza. Realmente trata do viver terreno e de tudo o que pode usufruir daquilo que este viver transitório oferece para agradar as paixões dos olhos, da carne e elevar a soberba da vida. A pessoa está farta porque decidiu ganhar esta vida e não perdê-la; ela encarou o curso deste mundo e viu que os valores desta vida e deste presente século têm tudo aquilo que a natureza terrena exige.
         O fato é que essas pessoas estão fartas porque o mundo inteiro está depositado como um preciosíssimo tesouro em seu coração. Sua alma enganada e iludida pelo pecado funciona como se fosse uma conta bancária onde ali o pecado depositou o mundo inteiro com todo seu encanto e maravilhas criados pelo príncipe deste mundo. Para aqueles que agora estão fartos nada falta aqui, e estão realmente felizes, e quando estão se sentindo miseráveis, encontram no mundo aqui a resposta para seus reais problemas. O Reino de Deus é algo absurdo para eles, e nada querem do Reino Celestial, porque o céu deles está aqui mesmo.
         Há, também, em seus corações uma profunda satisfação com o líder de suas vidas. Satanás é o príncipe, líder e articulador de todo programa visto em todo planeta; satanás é um anjo extremamente esperto e demasiadamente atraente. Satanás foi enfeitiçado pelo engano do pecado em seu próprio coração, e eis que segue rumo ao Lago de Fogo, ainda achando que há de conquistar a posição de ser igual a Deus.
        

Nenhum comentário: