quinta-feira, 25 de julho de 2013

POSIÇÃO FIRME CONTRA O PECADO




Disse Eliseu: Tão certo como vive o Senhor dos Exércitos, em cuja presença estou, se eu não respeitasse a presença de Josafá, rei de Judá, não te daria atenção, nem te contemplaria” 2 Reis 3:14

        Aí está uma simples, clara e prática ilustração do que significa ter posição firme contra o pecado. Estavam perante Eliseu dois reis, Josafá e Jorão, mas para o profeta estar na presença dos grandes e poderosos não era para fazê-lo tremer, por que? “Tão certo como vive o Senhor dos Exércitos, em cuja presença estou...” . Tem uma resposta melhor do que esta? O que significa ter um perverso Jorão quando o Senhor dos Exércitos está por perto? Dentre os profetas levantados no reino do norte (Samaria), Jorão foi um dos melhores. Mas qual foi o seu pecado? Jamais se afastou dos bezerros de ouro, a idolatria de Israel, e também do culto a Baal firmado e ratificado pela perversa Jezabel, sua mãe.
        O pecado tende a ser ignorado com o tempo e logo corações dúbios se tornam partícipes dele. A iniqüidade deve ser tratada como Deus ordena. Quando o pecado passa a ser um hábito no viver, logo ele se multiplica contagia e arruína todo ambiente. Não tem maior engano do coração do que pensar que Deus, o Deus da revelação bíblica, tem prazer na iniqüidade. Eliseu, o profeta, levou isso a sério. Ele não estava atrás de elogios nem tampouco de riquezas. Haviam milhares de homens chamados profetas que cercavam os ímpios reis de Israel com falsas mensagens à busca de posição e de dinheiro. Para Eliseu, profeta de Deus, a situação era bem diferente. Era o momento de Jorão saber que seu pecado era odiado pelo verdadeiro Jeová, e que a sua ruína não tardaria como de fato aconteceu conforme a narração no cap. 9 de 2 Reis.
        Amigo leitor, quão perigoso é o pecado! Não tem um inimigo pior do que ele. Se não for encarado como as Escrituras o tratam, o pecado facilmente se associa e se identifica conosco para o nosso mal. Ele se alia conosco e não tarda em publicar as fotos da nossa miséria, da nossa vergonha e da nossa covardia. O pecado retira a verdadeira humanidade que deveria ter para ocupar o coração com monstruosidade; o pecado desmancha qualquer valor existente e transforma tudo em inutilidade e lixo; o pecado engorda nosso ego, amplia nosso orgulho e avoluma nossa vaidade; o pecado nos acorrenta aqui e acrescenta à dor da morte um final de vergonha e solidão.
        Aqueles que verdadeiramente amam o Senhor sabem bem que devem amar a justiça e odiar a iniqüidade.




Nenhum comentário: