terça-feira, 23 de julho de 2013

DEBAIXO DA IRA OU DEBAIXO DO AMOR DE DEUS (21)




Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna, o que todavia permanece rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus”. João 3:36

         Amigo leitor, como alguém pode saber que agora tem a Vida Eterna? A resposta é simples e clara: se já foi ao Senhor Jesus para recebê-lo , então já é possuidor da Vida Eterna. Foi ao Senhor humilhado e quebrantado, fraco e completamente vazio, sentindo a miséria de sua alma, sim se foi dessa maneira ao Senhor da Glória, então, o que aconteceu? Foi obra do Espírito Santo; foi Ele quem conduziu o pecador ao pé da Cruz. Tal pessoa sabe no íntimo que é de fato, nova Criatura.
         Amigo leitor, não existe outro processo, é da morte para a vida, então, se já tem nova vida, o indivíduo fica sabendo disso. Afinal, ele foi transportado de uma situação de condenado para se tornar alguém agora salvo. A pessoa salva, a pessoa nascida de novo; aquele que já faz parte da família de Deus, sabe sim desse glorioso fato, pois o Espírito Santo vai confirmar isso no seu íntimo através da palavra. É obvio, é claro, que aquele que teve sede da água da vida será dessedentado, não foi exatamente isso que o mestre dos mestres falou? Note a sua linguagem em perene promessa: “ A quem tem sede darei, de graça da água da vida”(Apocalipse.21:6).
         Amigo leitor é impossível um faminto assentar-se a mesa da graça divina sem sair dali verdadeiramente alimentado do pão celestial. Então, é certo, é lógico, é plenamente verdade, que aquele que creu de todo coração no filho Eterno de Deus para Ele ser salvador, obteve a Vida Eterna; nasceu de novo; é nova criatura; entrou na família celestial tornando irrevogavelmente um filho do Deus vivo. Tal obra de salvação não é realizada pelo homem, mas é o Deus fiel quem a fez. Note o que o Espírito fala em Filipenses 1:6: “ Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo”.
         Veja que é ação operante, irresistível do Espírito Santo? Então, nesta base quero construir este ensino, tal doutrina gloriosa que o salvo, o crente verdadeiro é de fato possuidor da Vida Eterna, e o crente vai saber desse fato. Você meu amigo, apesar de ter nome de crente, pertence a uma igreja tal; você está consciente, no íntimo, arraigado lá no profundo do seu coração que é verdadeiramente salvo? Sabe que tem nova vida, a Vida Eterna gerada pelo Espírito Santo e pela palavra? Se você me responde: “Pr. David, eu tenho sim, mas estou dependendo de meus esforços, de minha firmeza”.
         Meu amigo, quero lhe chamar a sua atenção com muito amor, para a autoridade da palavra, com esta pergunta: A sua salvação foi pela graça, ou foi uma mistura da graça e do seu esforço? Quero que você saiba que estou expondo a palavra da verdade, e não doutrina de homem algum. Se você me afirma que você foi salvo pela graça, mas a qualquer momento poderá perder a salvação, dependendo então do seu esforço, quero lhe afirmar que tal ensino não tem o apoio do Espírito Santo, pois nada disso é ensinado nas escrituras sagradas. Antes de lhe conduzir até as riquezas da graça divina quero afirmar com toda veemência do espírito: Se você afirma que um salvo pode perder a sua salvação, então, a salvação não é pela graça, é sim pelo homem, e se é pelo homem, então, por que o sacrifício vicário do Senhor? Então, não é novo nascimento, mas é uma tentativa de reformar o velho homem religiosamente. Não houve a morte do velho.
         . Amigo, quero lhe fazer algumas afirmações na tentativa de lhe orientar quanto a esse assunto de tamanha importância, pois desse assunto as outras doutrinas vão depender. E a base da construção espiritual de uma vida Cristã sadia e equilibrada. Você já sabe bem que tem  dois nascimentos não é verdade? Todos nós nascemos uma vez, e esse é o nascimento natural, por esse nascimento todo mundo é condenado, pois o nascimento natural é o nascimento em Adão. Uma vez que nascemos de Adão, então somos condenados e já marcados para a morte. Esse fato é categoricamente sustentado pelo Espírito Santo em Romanos 5:12, e eu creio que você já conhece esse verso muito bem.
         O Adão de Gênesis 3 trouxe a morte, mas o segundo Adão, o Senhor Jesus, trouxe morte ou vida? Se os que nascem em Adão morrem, os que nascem em Cristo logicamente vivem. O primeiro Adão é chamado de homem terreno; mas o segundo Adão é chamado de homem celestial. Note bem: se um traz vida natural, o outro traz Vida Eterna. Os que estão ligados ao primeiro Adão, já estão marcados para a morte Eterna, e aqueles que foram nascidos em Cristo, o chamado de novo nascimento, receberam a nova vida, Vida Eterna.
         Partamos para a lógica: Se alguém que nasceu de novo que, está ligado a Cristo, sendo agora nova criatura, pode perder a salvação, então o Senhor Jesus não trouxe Vida Eterna, não existe nada de nova vida. Continua o pobre pecador, ainda na condenação carregando o enorme peso do pecado sobre si; continua debaixo do jugo terrível da lei, e tentando um alívio usando os meios religiosos para tentar chegar ao céu. Mas, glória ao Senhor! Não é isso, não! Aquele que foi dos pés do Senhor para obter o perdão de seus pecados, é de fato alguém que nasceu novamente, e o seu novo nascimento, que é produzido não por obra do homem, lhe trouxe à Vida Eterna, essa Vida é Eterna.
         Amigo leitor, a pergunta que paira sobre o seu coração e esta: Quanto você se tornou um Crente, você se tornou Crente, na igreja, porque gostou da igreja, sentiu-se bem ali porque obteve algum recurso material; você se tornou crente porque seus pais eram de tal tradição e você está seguindo a tradição de seus pais; você se tornou crente porque você passou a aderir aos costumes de tal igreja; você se tornou crente porque achou que tal pregador prega bonito, e você passou a fazer parte do partido daquele tal pregador; você se tornou crentes porque um dia você ficou emocionado com algo que lhe aconteceu, etc.
         Então, se foi assim, pense bem nisso, você ainda é uma velha criatura; não nasceu de novo, está nas trevas estão ocultos no íntimo do seu coração, e você vai sempre depender de seus próprios esforços para tentar se mantiver em pé. Você, nesse caso, não tem a vida eterna. Você vai lutar para ganhar o favor de Deus, e isso fazer penitência; é fazer obras. Mas, se você foi levado a Cristo Jesus o Salvador; você viu a sua miséria; seu total desamparo; sua culpa imensa, mas soube do preço pago na Cruz; da provisão gloriosa de Deus o Pai através do filho; que Ele salva perfeitamente o pecador que crê Nele; Se você, meu Amigo, foi a Cristo assim, então é de fato alguém que possui a nova vida, e eu pergunto, como poderá alguém que recebeu a Vida Eterna morrer de novo? Tal pessoa pertence para sempre ao Senhor nasceu na família Celestial, e sua vida vai refletir tal realidade. O que aconteceu foi obra do Espírito Santo em lhe conduzir à salvação eterna e gloriosa. E quem pode destruir a obra realizada pelo Espírito Santo? Operando Ele, quem impedirá?

Nenhum comentário: