sábado, 27 de julho de 2013

AS DUAS PROVAS DA REBELIÃO DO HOMEM (30)




Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram para si cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas  (Jeremias 2:13).
         Caro leitor é possível ampliar um pouco mais sobre essa troca da fonte de glória pela miséria. Por estar atirado na miséria do pecado, longe da glória de Deus é impossível que os homens no pecado possam detectar a verdade eterna das coisas existentes. Eles não conseguem ver a glória de Deus na santidade de Deus. Ora, a função principal do pecado é sujar tudo, tapando tudo que reflete a glória de Deus; encobrindo a presença da santidade de Deus em tudo aquilo que foi criado.
         Por exemplo, a santidade de Deus é visto em Seu intenso ódio contra todo tipo de pecado e de qualquer iniquidade. Mas o pecado encobre tudo, traz escuridade e tapa os olhos das multidões. Então, tudo o que é lícito e puro é transformado em motivação para que homens e mulheres se atirem em suas paixões e venham a profanar a santidade de Deus naquilo que fora criado perfeitamente puro e santo. O pecado mancha o cenário branco de pureza e justiça, assim como as moscas sujam o branco de uma parece com seus excrementos. O pecado procria suas maldades e perversidades estendendo caprichosamente um cenário adequado para realçar as paixões. Onde o pecado está é tudo ofensa a Deus; a presença do pecado é blasfêmia e insolências dirigidas contra a face do trono de santidade.
         Mas, no pecado homens e mulheres ignoram isso; sujar a criação com suas artes de maldades, mentiras e impiedades é suicídio! Não sabem que o que realmente significa santidade, porque aos poucos conseguem manipular suas próprias consciências e assim ignoram o temor ao Senhor. É numa atmosfera de mentiras, vaidades e idolatrias que homens e mulheres buscam a felicidade. É nesse ambiente que eles acham que estão o mais longe possível de Deus e que nada está estorvando seus intentos. Eles ignoram os terrores de Deus, e mesmo quando são frequentemente visitados pela Ira do Senhor, mesmo assim o coração enganoso e ludibriado atribui tudo ao acaso. A bíblia afirma que é por meio das atividades malignas e vis dos ímpios que Deus canaliza Sua ira contra eles (Efésios 5:6).
         Temos um exemplo notável dessa arte enganosa do coração dos homens em 1 Samuel caps. 5 e 6. Deus disparou Sua ira contra aquele povo ímpio quando eles ficaram com a Arca da Aliança por seis meses. Foram forçados a devolver a Arca de Deus para Israel, porque estavam certos de que a mão de Deus estava pesando sobre toda população. Mas quando colocaram a arca no carro puxado por bois eles fizeram uma prova para ver se o que acontecera com eles veio de Deus ou não. Se os animais que puxavam o carro fossem diretamente para Israel, sozinhos, sem desviarem para qualquer lugar, assim eles estariam certos que todos os flagelos caídos sobre eles realmente tinham vindos de Deus. Realmente aconteceu, porque os animais foram em direção a Israel puxando o carro com a Arca da Aliança. Mas eles mudaram? Jamais! Renderam glórias ao Deus de Israel? Não!
         Caro leitor, quão aterrorizante é o efeito do pecado, porque homens e mulheres cegados, ludibriados e lisonjeados pelo pecado no íntimo não podem perceber a liderança de Deus em todas as coisas. Seus olhos tapados, suas mentes em completa escuridão e suas emoções embaçadas não conseguem vislumbrar o reino de Deus, que Ele reina sobre tudo e sobre todos. O pecado faz o indivíduo querer roubar a glória que pertence tão somente a Deus; o pecado fortalece o ego e dinamiza toda disposição para o mal. O pecado obscurece a realidade eterna e faz com que tudo seja visto aqui e agora.
         Ah! Quem pode livrar os pecadores dessa zona de miséria e destruição? Quem pode trazer homens e mulheres à verdade? Cristo Jesus! Ele sim, ninguém é o poderoso, suficiente e glorioso Salvador e Senhor! Seu ministério agora é salvar; Ele estende Sua mão ao aflito e desesperado que clama e busca Sua salvação!

Nenhum comentário: